Era só o que faltava: Centro de Itaguaí pode dar lugar a aeroporto!

Itaguaí poderá receber um aeroporto de cargas!

De acordo com alguns estudos para a implantação do novo aeroporto de Cargas, vai faltar espaço para o empreendimento. Porém, como já está decidido que o empreendimento tem que ser construído a qualquer custo em nosso município, à solução poderá ser drástica: Remover boa parte da cidade. 

Só para se ter a ideia do tamanho do projeto: Só a pista principal terá 5 quilômetros de comprimento(!),  destacamos ainda que o aeroporto terá ainda uma pista auxiliar e outra pista exclusiva para a Petrobrás e os empreendimentos do pré-sal. Não entra na conta o pátio de manobras e o pátio de mercadorias.

Lógico que faltará espaço. Levando-se em conta que até este momento, os grandes empreendimentos conseguiram ampliar seus espaços através da aquisição de terrenos dos moradores da cidade (Exemplos: Ilha da Madeira e Brizamar), dificilmente, o mesmo tratamento não será dado aos moradores e proprietários do centro da cidade.

Como é inevitável reconhecer que o poder dos grandes empresários e do governo federal supera o desejo dos humildes moradores de nossa cidade, só nos resta decidir para aonde seremos “desovados (!)”. 

Provavelmente, o próximo prefeito já deverá pensar onde será o novo centro da cidade! Ao longo do arco rodoviário temos uma vasta região desocupada que poderá servir no futuro para a remoção dos moradores do centro e a realocação do centro comercial da cidade!

Sugestão aos mais jovens: Tirem muitas fotos do atual centro de Itaguaí, no futuro, os nossos filhos e netos poderão ver como era o centro antes da vinda dos grandes empreendimentos para a cidade!

Prof. Danilo Aguiar

11 comentários:

  1. Prof. Só pra eu entender a questão: Por que não se constrói o aeroporto ao largo do arco-rodoviário, no lugar onde o Sr. Diz que vai parar a cidade ? Na minha leiga visão é mais eficiente, rápido e barato, na beira da rodovia, terreno mais plano, desabitado e evitando risco a população e indenizações.

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente causa da geografia, essa área do arco é repleta de montanhas ao redor, inviável para o pouso e/ou decolagens de aviões de carga! (Pelo que entendo)

    ResponderExcluir
  3. Qual aa fonte da informação? Gostaria de saber mais detalhes. Ok?

    ResponderExcluir
  4. http://economia.ig.com.br/empresas/industria/para+explorar+presal+petrobras+quer+estimular+industria+naval/n1597116072172.html

    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,petrobras-vai-abrir-3-portos-e-3-aeroportos-ate-2016,611101,0.htm

    Em relação a medição da pista, segui normas comuns a um grande aeroporto de cargas!

    ResponderExcluir
  5. O melhor lugar seria a reta de Piranema, não tem interferência

    ResponderExcluir
  6. Realmente e a melhor opção pois as aeranaves tem entrada e saida pelo oceano, brm pensado, o melhor analisado

    ResponderExcluir
  7. os boatos davam conta que seria no parque primavera,e já estava preocupada de ser escurraçada da própria casa

    ResponderExcluir
  8. se o aeroporto vai ser no centro,então o porque da obra milionária do parque municipal que tbm será no centro?não dá pra entender

    ResponderExcluir
  9. O Povão de Itaguaí pode muito bem fazer um movimento popular repudiando a ideia de construírem um aeroporto de cargas no centro dessa Cidade, apresentarem a proposta do mesmo ser feito as margens da Rio Santos nas proximidades da NUCLEP, por ali no Brisa Mar I que é todo plano e esta próximo ao porto. Vamos articular as associações de moradores e outras entidades populares de Itaguaí.

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, acredito que a nossa cidade não precisa desse aeroporto! Por mim, esse aeroporto poderia ser construído em Nova Iguaçu, proximo ao arco e longe daqui!

    ResponderExcluir
  11. Na verdade o que acontece é que a muito eles querem é um terminal aéreo para passageiros aqui nessa região de Itaguaí, ainda mais com a vinda de algumas industrias para o município, pois servirá para atender os executivos dessas empresas,que não querem se locomover de carro por tantos kms de estrada afora. Foi até cogitado em transformarem a Base Aérea de Santa Cruz em aeroporto com terminal de passageiro a mais de 5 anos atrás. Porém essa ideia não decola enquanto o alto comando da Aeronáutica não der o sinal verde. Por tanto eles querem mesmo é juntar o útil ao agradável.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!