Projeto para Itaguaí: Companhia Águas da Costa Verde S.A.

Niterói possui uma empresa exclusiva para a gestão do serviço de águas na cidade!

Um dos grandes problemas da cidade é sem dúvida, o péssimo serviço de distribuição de água potável e a inexistência do serviço de recolhimento de esgotos. A responsabilidade pelos serviços acima citados é da prefeitura municipal, mas como a maior parte das cidades não possui estrutura para tal, o estado através da CEDAE serve aos municípios que não possui uma empresa de águas e esgotos.

Os municípios de Niterói e Petrópolis há muito tempo assumiram as atividades da CEDAE em seus municípios. As cidades privatizaram esse serviço, melhorando a qualidade da distribuição e oferta de água potável e ainda, construíram sistemas eficientes de recolhimento e tratamento dos esgotos domésticos, comerciais e industriais.

A prefeitura de Itaguaí pretende buscar recursos para a construção de um caríssimo sistema de recolhimento de esgotos. Depois, naturalmente entregarão toda a estrutura montada para dá-la de “mão beijada” para a CEDAE.

Por que a prefeitura não vai além? Constrói a rede coletora de esgotos, assume toda a rede de distribuição de água potável da CEDAE e institui uma nova empresa, a exemplo de Niterói e Petrópolis, para modernizar e ampliar as redes já existentes?

Outra coisa que pouca gente sabe é que o município de Itaguaí é auto-suficiente na produção de água para consumo (!). A nova empresa poderia construir centros de captação e tratamento de água em Mazomba e no Bairro do Carioca (Norte do Município). Assim, a cidade não ficaria dependente só da CEDAE e seria assim independente.

Existem vários caminhos para se alcançar esse objetivo. O mais simples seria a prefeitura indenizar a CEDAE (pela rede de canos e afins instalada por ela ao longo dos anos) e em seguida, privatizar o serviço. A nova empresa teria apoio da prefeitura na obtenção de créditos para a construção da rede de esgotos, construção dos centros de tratamento de água e modernização / ampliação da rede.

O outro caminho seria a própria prefeitura criar uma empresa estatal para explorar o serviço. O grande problema nesse caso, seria a dificuldade da nova empresa para obter os recursos, além da questão política envolvida. Fica a todos os leitores a sugestão, espero que tenha sido útil a ideia.

Prof. Danilo Aguiar
Colaborou na ideia original  - Prof. Fabiano Bastos

2 comentários:

  1. Por favor, "prof" Danilo, utilize no mínimo um corretor ortográfico antes de postar seus textos... Concordo com mtas de suas idéias, mas hj foi demais "alto-suficiente" doeu fundo na minha alma...
    Algumas de suas ideias são excelentes, mas seu português precisa melhorar um bocado.
    #ficadica AURÉLIO!

    ResponderExcluir
  2. Essa questão de tratamento e fornecimento de água é muito complexa, envolve vários aspectos, um deles e as comunidades carentes que hoje são beneficiadas pela CEDAE com isenção do pagamento de fornecimento, outro são os gatos, feitos até mesmo por grandes empresas.O mais viável seria em primeiro momento o município instalar redes coletoras de esgoto e construir Estações de tratamentos desses esgoto, de contra partida criando uma estatal mista, que cobraria taxa de esgoto, num valor módico para não haver inadimplência , 40% menos em proporção ao valor do fornecimento da água potável.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!