Era só o que faltava: Centro de Itaguaí pode dar lugar a aeroporto!
Itaguaí poderá receber um aeroporto de cargas!
De acordo com alguns estudos para a implantação do novo aeroporto de Cargas, vai faltar espaço para o empreendimento. Porém, como já está decidido que o empreendimento tem que ser construído a qualquer custo em nosso município, à solução poderá ser drástica: Remover boa parte da cidade.
Só para se ter a ideia do tamanho do projeto: Só a pista principal terá 5 quilômetros de comprimento(!), destacamos ainda que o aeroporto terá ainda uma pista auxiliar e outra pista exclusiva para a Petrobrás e os empreendimentos do pré-sal. Não entra na conta o pátio de manobras e o pátio de mercadorias.
Lógico que faltará espaço. Levando-se em conta que até este momento, os grandes empreendimentos conseguiram ampliar seus espaços através da aquisição de terrenos dos moradores da cidade (Exemplos: Ilha da Madeira e Brizamar), dificilmente, o mesmo tratamento não será dado aos moradores e proprietários do centro da cidade.
Como é inevitável reconhecer que o poder dos grandes empresários e do governo federal supera o desejo dos humildes moradores de nossa cidade, só nos resta decidir para aonde seremos “desovados (!)”.
Provavelmente, o próximo prefeito já deverá pensar onde será o novo centro da cidade! Ao longo do arco rodoviário temos uma vasta região desocupada que poderá servir no futuro para a remoção dos moradores do centro e a realocação do centro comercial da cidade!
Sugestão aos mais jovens: Tirem muitas fotos do atual centro de Itaguaí, no futuro, os nossos filhos e netos poderão ver como era o centro antes da vinda dos grandes empreendimentos para a cidade!
Prof. Danilo Aguiar
Prof. Só pra eu entender a questão: Por que não se constrói o aeroporto ao largo do arco-rodoviário, no lugar onde o Sr. Diz que vai parar a cidade ? Na minha leiga visão é mais eficiente, rápido e barato, na beira da rodovia, terreno mais plano, desabitado e evitando risco a população e indenizações.
ResponderExcluirProvavelmente causa da geografia, essa área do arco é repleta de montanhas ao redor, inviável para o pouso e/ou decolagens de aviões de carga! (Pelo que entendo)
ResponderExcluirQual aa fonte da informação? Gostaria de saber mais detalhes. Ok?
ResponderExcluirhttp://economia.ig.com.br/empresas/industria/para+explorar+presal+petrobras+quer+estimular+industria+naval/n1597116072172.html
ResponderExcluirhttp://www.estadao.com.br/noticias/impresso,petrobras-vai-abrir-3-portos-e-3-aeroportos-ate-2016,611101,0.htm
Em relação a medição da pista, segui normas comuns a um grande aeroporto de cargas!
O melhor lugar seria a reta de Piranema, não tem interferência
ResponderExcluirRealmente e a melhor opção pois as aeranaves tem entrada e saida pelo oceano, brm pensado, o melhor analisado
ResponderExcluiros boatos davam conta que seria no parque primavera,e já estava preocupada de ser escurraçada da própria casa
ResponderExcluirse o aeroporto vai ser no centro,então o porque da obra milionária do parque municipal que tbm será no centro?não dá pra entender
ResponderExcluirO Povão de Itaguaí pode muito bem fazer um movimento popular repudiando a ideia de construírem um aeroporto de cargas no centro dessa Cidade, apresentarem a proposta do mesmo ser feito as margens da Rio Santos nas proximidades da NUCLEP, por ali no Brisa Mar I que é todo plano e esta próximo ao porto. Vamos articular as associações de moradores e outras entidades populares de Itaguaí.
ResponderExcluirSinceramente, acredito que a nossa cidade não precisa desse aeroporto! Por mim, esse aeroporto poderia ser construído em Nova Iguaçu, proximo ao arco e longe daqui!
ResponderExcluirNa verdade o que acontece é que a muito eles querem é um terminal aéreo para passageiros aqui nessa região de Itaguaí, ainda mais com a vinda de algumas industrias para o município, pois servirá para atender os executivos dessas empresas,que não querem se locomover de carro por tantos kms de estrada afora. Foi até cogitado em transformarem a Base Aérea de Santa Cruz em aeroporto com terminal de passageiro a mais de 5 anos atrás. Porém essa ideia não decola enquanto o alto comando da Aeronáutica não der o sinal verde. Por tanto eles querem mesmo é juntar o útil ao agradável.
ResponderExcluir