Docas leiloará área para novo porto nos próximos dias em Itaguaí

A companhia Docas leiloará o último pedaço de terra virgem da região do porto em Itaguaí


A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) vai anunciar a data do leilão de uma área para um novo porto para minério de ferro em Itaguaí em duas semanas, afirmou hoje Jorge Luiz de Mello, presidente da estatal.

A área, que será operada por meio de arrendamento, deve acelerar o desenvolvimento industrial e fornecer acesso ao mercado externo para pequenas mineradoras de minério de ferro que atualmente não têm seus próprios terminais, afirmou Mello. A área a ser leiloada terá capacidade para 25 milhões de toneladas por ano de carga a granel, que não precisa necessariamente ser minério de ferro.

Conhecida como "área do meio", o terreno está localizado entre terminais operados pela Vale e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A MMX Mineração e Metálicos também está construindo próximo dali um porto para minério de ferro para exportar sua produção e de outras companhias com as quais têm parceria.

Segundo Mello, o leilão será bastante disputado. "O desejo do Estado é que o espaço seja usado como um instrumento de desenvolvimento, embora o leilão seja aberto para todo mundo. A solução ideal seria que a área fosse para um operador de portos e não se tornasse um terminal caro para apenas uma companhia", acrescentou. As informações são da Dow Jones.


Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!