A ITAPREV está preparada para administrar a contribuição previdenciária dos 2.100 novos concursados?

Sede do fundo previdenciário do estado do Rio de Janeiro 

Historicamente, as prefeituras sempre inseriram em suas folhas de pagamento os funcionários inativos. As previdências oficiais sempre foram e ainda são deficitárias. Como resultado, ou as prefeituras precisam completar o orçamento de seus fundos previdenciários ou pior, as prefeituras precisam pagar integralmente os salários dos inativos, nesse caso, o fundo previdenciário é apenas um instrumento decorativo.

Não tenho informações sobre o atual estado do fundo previdenciário da cidade, mas acredito que com o número de servidores dobrando em 2012, a ITAPREV já deveria está fazendo um planejamento visando uma carteira de investimentos segura para os recursos que serão depositados mensalmente pelos novos servidores em 2012. Assim, a longo prazo, a prefeitura não terá mas a preoculpação em ter um fundo previdenciario deficitário.

Por fim, devo destacar que o dinheiro depositado mensalmente pelos servidores públicos em fundos previdenciários, seja em qualquer esfera, pertence ao servidor e não ao estado. Cabe ao administrador do fundo investir os recursos em carteiras de investimento seguras.

Em alguns casos, quando o fundo é superavitário, os lucros reais obtidos pelo fundo chegam a ser distribuídos entre os conribuítes e os beneficiários. Nesse aspecto, percebemos que muitas prefeituras não dão a devida devida importância aos seus fundos de previdência, espero que a prefeitura de Itaguaí esteja atenta a essa questão.

Prof. Danilo Aguiar

Um comentário:

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!