O trem de passageiros voltará um dia para Itaguaí?

Será que um dia a estação de Itaguaí voltará a receber trens de passageiros?

Desde 1990, a cidade de Itaguaí não conta com o serviço transporte ferroviário de passageiros. Nessa época, o trem que partia das estações terminais de hora em hora (cada viagem demorava 20-30 minutos), cruzava 10 quilometros e 4 estações/paradas. Assim, conectava a nossa cidade ao centro do Rio de Janeiro por via ferroviária.

Desde 1999 cogita-se a volta do serviço a nossa cidade. Quando a Supervia assumiu o comando das linhas que anteriormente pertenciam a Flumitrens/CBTU em 1997, o contrato previa claramente que a operação da linha do ramal de Itaguaí era de responsabilidade deles. Ou seja, a Supervia era contratualmente obrigada a retomar a linha, pois o contrato previa isso.

Duas questões que complicarão o projeto da retomada da linha:

A primeira delas é que praticamente 100% dos trilhos localizados entre a estação de Santa Cruz e a ponte do canal do São Francisco foram arrancados, ou melhor dizendo, furtados.

A segunda questão a ser analizada é que uma boa parte do ramal foi ocupado por casas e famílias, principalmente no trecho entre Santa Cruz e o Hospital Pedro II. Para retomar o ramal, fatalmente será necessário a retomada desses terrenos.

Em 2010, a Supervia antercipou em 10 anos a renovação do contrato de operação das linhas, e nessa renovação, novamente Supervia assinou um compromisso para a reativação do ramal de Itaguaí. Esse compromisso prevê inclusive a construção de uma linha paralela entre o Distrito Industrial e Itaguaí, para não interferir o tráfego de cargas com a CSN e CSA.

Hoje, infelizmente o retorno do ramal de Itaguaí ainda não se concretizou. Fala-se muito em parcerias entre a Supervia e a CSA, porém, nada de concreto ainda aconteceu. O trem de Itaguaí ainda é um sonho. Será que um dia se transformará em realidade?

Prof. Danilo Aguiar

2 comentários:

  1. Já foram feitos os estudos para a reativação do ramal. O mesmo está previsto para início de funcionamento em 2013, com a adição de 3 estações no trajeto: Parada Arrozal, Parada Jardim Redentor e Parada Industrial.

    ResponderExcluir
  2. Pura utopia ,essa Supervia vai ficar de enrolação até o fim da concessão ela sequer termina a duplicação do trecho Gramacho x Saracuruna obrigatório no contrato esses trastes só vem para explorar e lucrar nessa merda de país submisso .

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!