Empresas e Condomínios instalados em Piranema correm risco de ficar debaixo D'água.

Grandes coqueirais estão sumindo e a "terra nua" vira alvo de especulação imobiliária e industrial

Todo morador de Itaguaí conhece a famosa RJ 099, vulgarmente chamada de Reta de Piranema, e sabe que essa estrada liga os municípios de Itaguaí e Seropédica. Passando por uma região que até aonde sabemos é uma área rural e agricola.

Essa região acima citada está sendo alvo de especulações imobiliárias, onde grandes empresas relacionadas aos novos empreendimentos na cidade estão comprando os sítios (geralmente em frente a RJ 099), e estão construindo condomínios residenciais ou fazendo obras de terraplanagem com uso extensivo de aterros sem o devido Estudo de Impacto Ambiental - EIA.

Esses espaços vazios que estão sendo terraplanados futuramente darão lugar a "portos-secos" para depósitos de conteiners.

O problema é que todos nós, isto é, moradores antigos de Itaguaí, sabemos que essa região tem um sistema de escoamento de águas deficitário, não são poucas as vezes em que houve grandes enchentes muito bem noticiadas em orgãos de imprensa local e até nacional.

Essas empresas, ao aterrar os sítios de forma indiscriminada, poderá prejudicar, e muito, o já deficitário sistema de drenagem, poderemos no futuro ter não somente grandes imundações nas épocas de chuva, mas também grandes prejuízos economicos, imagine, o prejuízo financeiro que as futuras empresas instaladas na região terão com as suas cargas imundadas com água e lama proveniente desses aterros.

Ou seja, a cidade está crescendo para uma região sujeita a enchentes de periodicidade quase anual. O aterro traz a ilusão de que colocando terra, a água não invadirá o empreendimento, porém se todos fizerem o mesmo, a água entrará pois todos os terrenos passarão a ficar no mesmo nível(!).

Por último, temos o aspecto governamental, para se fazer terraplanagem, acompanhado de aterramento, não é necessário estudos de impacto ambiental - EIA? Será que há o devido acompanhando dessas obras? Pois, estamos correndo o risco de ter no futuro grandes enchentes como nunca antes se viu em Itaguaí!

Prof. Danilo Aguiar

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!