O trem de passageiros voltará um dia para Itaguaí?
Desde 1990, a cidade de Itaguaí não conta com o serviço transporte ferroviário de passageiros. Nessa época, o trem que partia das estações terminais de hora em hora (cada viagem demorava 20-30 minutos), cruzava 10 quilometros e 4 estações/paradas. Assim, conectava a nossa cidade ao centro do Rio de Janeiro por via ferroviária.
Desde 1999 cogita-se a volta do serviço a nossa cidade. Quando a Supervia assumiu o comando das linhas que anteriormente pertenciam a Flumitrens/CBTU em 1997, o contrato previa claramente que a operação da linha do ramal de Itaguaí era de responsabilidade deles. Ou seja, a Supervia era contratualmente obrigada a retomar a linha, pois o contrato previa isso.
Duas questões que complicarão o projeto da retomada da linha:
A primeira delas é que praticamente 100% dos trilhos localizados entre a estação de Santa Cruz e a ponte do canal do São Francisco foram arrancados, ou melhor dizendo, furtados.
A segunda questão a ser analizada é que uma boa parte do ramal foi ocupado por casas e famílias, principalmente no trecho entre Santa Cruz e o Hospital Pedro II. Para retomar o ramal, fatalmente será necessário a retomada desses terrenos.
Em 2010, a Supervia antercipou em 10 anos a renovação do contrato de operação das linhas, e nessa renovação, novamente Supervia assinou um compromisso para a reativação do ramal de Itaguaí. Esse compromisso prevê inclusive a construção de uma linha paralela entre o Distrito Industrial e Itaguaí, para não interferir o tráfego de cargas com a CSN e CSA.
Hoje, infelizmente o retorno do ramal de Itaguaí ainda não se concretizou. Fala-se muito em parcerias entre a Supervia e a CSA, porém, nada de concreto ainda aconteceu. O trem de Itaguaí ainda é um sonho. Será que um dia se transformará em realidade?
Desde 1999 cogita-se a volta do serviço a nossa cidade. Quando a Supervia assumiu o comando das linhas que anteriormente pertenciam a Flumitrens/CBTU em 1997, o contrato previa claramente que a operação da linha do ramal de Itaguaí era de responsabilidade deles. Ou seja, a Supervia era contratualmente obrigada a retomar a linha, pois o contrato previa isso.
Duas questões que complicarão o projeto da retomada da linha:
A primeira delas é que praticamente 100% dos trilhos localizados entre a estação de Santa Cruz e a ponte do canal do São Francisco foram arrancados, ou melhor dizendo, furtados.
A segunda questão a ser analizada é que uma boa parte do ramal foi ocupado por casas e famílias, principalmente no trecho entre Santa Cruz e o Hospital Pedro II. Para retomar o ramal, fatalmente será necessário a retomada desses terrenos.
Em 2010, a Supervia antercipou em 10 anos a renovação do contrato de operação das linhas, e nessa renovação, novamente Supervia assinou um compromisso para a reativação do ramal de Itaguaí. Esse compromisso prevê inclusive a construção de uma linha paralela entre o Distrito Industrial e Itaguaí, para não interferir o tráfego de cargas com a CSN e CSA.
Hoje, infelizmente o retorno do ramal de Itaguaí ainda não se concretizou. Fala-se muito em parcerias entre a Supervia e a CSA, porém, nada de concreto ainda aconteceu. O trem de Itaguaí ainda é um sonho. Será que um dia se transformará em realidade?
Prof. Danilo Aguiar
Já foram feitos os estudos para a reativação do ramal. O mesmo está previsto para início de funcionamento em 2013, com a adição de 3 estações no trajeto: Parada Arrozal, Parada Jardim Redentor e Parada Industrial.
ResponderExcluirPura utopia ,essa Supervia vai ficar de enrolação até o fim da concessão ela sequer termina a duplicação do trecho Gramacho x Saracuruna obrigatório no contrato esses trastes só vem para explorar e lucrar nessa merda de país submisso .
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