O SAERJ/Saerjinho é a maior DESGRAÇA da história da EDUCAÇÃO no estado! - AUTONOMIA PEDAGÓGICA é ilusão e ALUNOS viram massa de manobra para alimentar ESTATÍSTICAS do estado - Por qual motivo o SAERJ precisa ser coordenado por uma UNIVERSIDADE MINEIRA?
Qualquer professor da rede estadual de ensino sabe que o Governo do Estado através da Secretaria de Educação sempre usou as notas do SAERJ e SAERJINHO como referência para medição da "qualidade" do ensino nas unidades escolares da rede. Sobre os questionamentos em relação a seriedade desse parâmetro deixarei para outra postagem.
A Lógica da nota ruim do SAERJ na unidade escolar não deveria ser que algo que o ESTADO está deixando de oferecer e por isso não está dando certo? A nota ruim de uma unidade escolar pode ser uma série de fatores como SALAS LOTADAS e FALTA DE INFRAESTRUTURA. Mas o SAERJ é usado contra o professor que passa a viver em função de bons resultados para não ser PUNIDO.
O fato é que, o estado transformou as unidades escolares em verdadeiros "jogos mortais" do SAERJ, ranqueando, nem sempre pagando bônus aos que alcançam as metas e "investigando (...e punindo)" as unidades que não alcançam a meta estabelecida. O professor não tem mais tempo para exercer sua autonomia pedagógica e adequar o conteúdo a realidade da sala de aula, a escola está hoje vivendo um Looping terrorista bimestral em uma busca desesperada por boas notas do SAERJ.
E como ficam nossos alunos? O conteúdo mínimo imposto na marra pelo estado não contempla o conhecimento adequado para cada realidade escolar nos quatro cantos do estado. Se oficialmente o professor tem autonomia para "complementar" o conteúdo mínimo, na realidade, a conversa é bem outra, Ou segue "cegamente" o conteúdo mínimo ou procuramos outro professor que siga(!). O professor que não aceita essa aberração pedagógica do estado é perseguido pelo sistema e/ou entra no ostracismo profissional imposto pela regional mais próxima.
A punição contra o professor pode ser feita de diversas formas, como por assédio moral, devassa em diários e planejamentos promovidos pelas regionais e relatórios investigando a vida funcional dos professores que se recusam a participar dessa farsa.
O mais engraçado é que a escola tem uma escolha: Ou prepara os alunos para a vida, para o ENEM, para o Vestibular da UERJ, CEDERJ ... ou..... para servir de estatísticas, de preferência positiva, SAERJ/SAERJinho. O que mais interessa ao aluno? Se preparar levando em conta seus interesses para o futuro ou servir de massa de manobra para os interesses do estado em suas tabelas indicativas?
O FATO é que o SAERJ só serve para o estado mostrar que está bem na fita. Imaginem! O Governo do Estado gasta milhões numa avaliação com resultados duvidosos. O processo é tão sério que a Seeduc precisa contratar uma universidade federal de Minas Gerais (UFJF) para fazer o SAERJ todo bimestre, tendo a UERJ e a CEPERJ para fazer isso aqui mesmo no estado.
Em relação ao ENEM e os vestibulares, a SEEDUC criou o #partiuUniversidade. Esse programa foi criada apenas para desencargo de consciência dos tecnocratas da SEEDUC. Se a escola for uma porcaria no SAERJ e no SAERJINHO e aprovar boa parte dos alunos do 3° ano no ENEM, UERJ e CEDERJ, a escola será punida? O que vocês acham que a SEEDUC fará com a escola?
Esse foi o modo maravilhoso da SEEDUC de dizer que está tudo bem! Uma prova que não avalia nada, só serve pra manter os profissionais ocupados com o ranking de suas escolas, desviando a atenção dos reais problemas com falta de infraestrutura e salários baixos. Enquanto isso, nossos alunos são usados como massa de manobra pelos governantes e "gestores" tecnocratas da SEEDUC.
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