Conheça o PROJETO JORNAL MURAL da Escola Sylvia Sousa Siquineli - Itaguaí (RJ)

O Mural Jornal da Escola Sylvia Sousa Siquineli

Os professores Danilo Aguiar (Geografia e informática Educativa) e Rafaela Araújo (Língua Portuguesa) desenvolveram e coordenaram, ao longo do primeiro semestre de 2013, na Escola Municipal Sylvia Sousa Siquineli o projeto do JORNAL MURAL. Participaram do projeto os alunos do segundo segmento da escola, as atividades ocorreram na sala de informática, integrando e prestigiando as atividades das disciplinas envolvidas nas atividades do projeto. 

O Jornal da escola chega a ocupar dois murais 
que podem ser transportados até o corredor da escola

Todos os alunos que participaram do projeto, antes de iniciar as atividades, receberam dos coordenadores do projeto as orientações sobre com se constrói uma reportagem, colocando no papel, de forma ordenada os títulos, subtítulos, o corpo de uma matéria e as possíveis ilustrações. Assim, todos os alunos participantes tornaram-se repórteres-mirins da escola. Aprendendo a propor pautas para o JORNAL MURAL e também construir as reportagens.

Representantes do Projeto Jornal Escolar (Governo Federal) em visita a escola em Junho/2013

Mas os repórteres-mirins não se limitam apenas a propor e construir reportagens para o JORNAL MURAL, os participantes do projeto também implementam pautas relacionadas a pesquisas que são realizadas entre os alunos. Com isso, além de saber montar uma reportagem, os participantes também aprendem a interpretar as informações obtidas nas pesquisas. Ao longo do processo, os alunos envolvidos são disciplinados a ter maior atenção na construção das reportagens.

Exemplo da edição impressa do Jornal Siquineli

Todo projeto foi desenvolvido usando os diferentes ambientes da sala de informática. A parte com os computadores, os alunos digitavam e editavam os textos, na parte da sala onde há a bancada limpa, os alunos recortam as matérias e ilustram o mural. Os alunos transformaram a sala de informática da escola em uma verdadeira redação jornalística. No final desse semestre, a meta final é transferir todas as notícias produzidas pelos alunos para o papel, distribuindo entre os alunos e a comunidade.

O projeto contou com o apoio e o prestígio da direção e dos coordenadores da escola, sempre enviando esforços para a implementação de todas as atividades desenvolvidas e propostas. O Blog Cidadania do Porto deixa essa sugestão de atividade - projeto para os amigos das outras unidades da rede municipal. Esse tipo de projeto integra todos os todos os alunos das escolas, dando foco, disciplina, concentração com retorno positivo para a escola.

Blog Cidadania do Porto

Um comentário:

  1. Estou tentando desenvolver o projeto jornal mural ,pesquisando sobre achei interessante o projeto de vocês ,vou tentar adequar na minha escola

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!