RETRATAÇÃO PÚBLICA à ANDREIA BUSATTO (Secretária de Educação de Itaguaí) - O Blog e seu autor entendem que, no calor dos acontecimentos, MISTUROU o PESSOAL, do POLÍTICO e até do RELIGIOSO e por isso LAMENTA o ocorrido e retrata-se PUBLICAMENTE - Perder a razão com ofensas de caráter pessoal não ajuda apenas COLABORA para fechar canais de diálogo (Escrito por Danilo Aguiar)


Devemos sempre revisionar erros e fatos que merecem melhor nossa análise. Estamos lutando por melhores condições de trabalho e devemos aguerridamente lutar com todas as nossas forças, seja na luta, atos e manifestações ordeiras. Não é meu papel no entanto ser o canal para ofensas e outros meios que denigrem a imagem das pessoas. Espero com essa carta aberta corrigir erros de posicionamentos, grifar que lamento muito pelo ocorrido nos últimos dias, mas também, procurar traçar posicionamentos compatíveis com uma abordagem diferenciada mas firme a favor do funcionalismo.

Carta Aberta à Andreia Busatto
Retratação Pública
---------------------

O Blog Cidadania do Porto e seu autor, professor Danilo Aguiar, está publicando uma postagem de retratação direcionada a Secretária de Educação Andreia Busatto. Solicito também aos leitores do Blog que compreendam integralmente essa postagem e na argumentação que seguirá abaixo. Ao longo dos últimos 6 anos, este blog mantém uma linha editorial altamente direcionada ao funcionalismo municipal. Linha essa que dividia o público, o governo, do privado, as pessoais. Sempre questionei o governo e suas políticas de momento. Porém, reconheço que, nos últimos dias, ao calor dos acontecimentos, acabei por confundir a política, com a pessoalidade e até a religiosidade pessoal.

Cabe lembrar Andreia que, quando nós, profissionais que adotaram o serviço público como carreira profissional, esperamos do governo, seja ele como for, que haja o mínimo de previsibilidade, principalmente referente ao regime de trabalho e o valor dos pagamentos salariais futuros. Pois bem, todos nós, professores que optaram pelo regime de migração de carga horária, montamos nossas vidas e, lógico, todos aqueles profissionais que optaram por essa migração, confiaram que isso tudo foi feito dentro da legalidade e boa fé. Nenhum dos profissionais da educação esperavam desfecho dos acontecimentos do dia 06/02/2017.

Muitos profissionais da educação esperavam 2017 cheios de expectativa. Muitos profissionais migrados fizeram muitos planos. Contaram financeiramente com o que lhe haviam prometido em troca de uma carreira profissional que alardeavam até então ser estável. Eu mesmo Andreia, esperava usar esse recurso extra em conta para comprar minha casa em um bairro de Itaguaí, enfim, poder constituir família, casar com minha noiva, futura esposa. Mas o que ocorreu em 06/02/2017 prejudicou os planos traçados, tudo por conta de um problema que não é meu. Acredito que cada um dos 537 migrados possuem histórias análogas e todos foram prejudicados, tiveram planos destroçados por um problema jurídico da qual não fomos responsáveis.

E é lógico que, quando uma coisa dessa ocorre, quando você vê seus planos frustrados por um problema que não originou-se de si, você sente-se frustrado e indignado, pois estamos tratando de pessoas e vidas. Eu mesmo, sendo uma pessoa que escreve e tenho muitos leitores entre os servidores públicos, ao final do dia 06/02/2017, não consegui dormir, e, com o notebook em frente a tela, não consegui dividir o público, da vida privada de cada um. A dor e a indignação coletiva e pessoal pesou sobre meus dedos na qual escrevi uma postagem que refletiu o calor dos acontecimentos. Assim, a linha editoral do Blog e de minha pessoa nesse dia e nessa semana refletiu muito mais uma indignação pessoal, de cabeça "fervendo", do que a análise correta dos fatos. Como resultado, uma postagem de análise transformou-se em espaço para ofensas de caráter pessoal que foram canalizadas a sua pessoa quando, agora, pensando melhor, com a razão ao invés da emoção, deveria ser ao processo e o modo de que poderia ser levado tudo em curso.

E, dentro desse processo, errei, acabando por perder a razão, usando meus espaços para essa linha de pensamento, acabei misturando, ainda com o coração extremamente abalado por tudo isso, ofensas pessoais com política e até mesmo religião. Após alguns dias extremamente conturbados, e, eu,  ainda me refazendo completamente após um estado de choque, tirei esse dia de 11/02/2017 para refletir um pouco e colocar a cabeça em ordem para reavaliar os acontecimentos até aqui. Cheguei a algumas conclusões: Não é com ofensas de caráter pessoal que chega a lugar nenhum. Ofensas machucam, não apenas a própria pessoa mas as pessoas e familiares ao redor que nada tem haver com isso. Estamos questionando governo e atos, não estamos aqui para ofender nem caluniar ou difamar pessoas. O debate é de ideias e posicionamentos, não é contra pessoas.

Compreendo que esse tipo de postura que tive não colabora para nenhum diálogo e nenhum avanço a lugar nenhum. Ao contrário, fecham portas, isolam pessoas. Ofensas separam, quase sempre permanentemente. Em suma: Ofensas, calúnias e difamações fecham portas e acabam por encerrar espaços para diálogo. E, quando cobrei diálogo até aqui, acabei por entrar em contradição quando não partiu de mim, como formador de opinião, o exemplo. Acabei entrando em contradição durante esses dias. Compreendo que, se cobro diálogo, devo dar o exemplo, diretriz essa que acabei deixando de lado nos últimos dias. Sei muito bem que palavras soltas jamais voltam, Longe de, com essa postagem tentar apagar erros cometidos, cabe aqui a correção e a reavaliação do que se fez, registrando publicamente.

Portanto, o Blog Cidadania do Porto e o seu administrador Danilo Cabral de Aguiar faz a seguinte retratação pública: 

Errei ao misturar no seio de minhas postagens e publicações o público, relativo ao governo e os seus atos em curso, e o privado, relativo exclusivamente ao que foi publicado sobre a pessoa da secretária de Educação Andreia Busatto. Lamento publicamente que a postagem e divulgações possam ter, de alguma forma, denegrido a sua imagem, quando o correto é que uma outra abordagem deste blog poderia ter um efeito bem mais benéfico. Não espero com essa retratação, fazer ninguém, principalmente você ou, por ventura, a seus próximos, esquecer o que foi dito mas apenas reconstruir e revisionar erros. Errei, e lamento profundamente por isso.

Porém, o Blog Cidadania do Porto continuará, como sempre, desde seu princípio, publicando e divulgando informações de importância para os profissionais da educação, mesmo que essas informações não agradem o governo, mesmo que meu posicionamento seja em direção oposta ao governo. O Blog e Eu sempre darei destaque aos movimentos do funcionalismo, principalmente a greve por tempo indeterminado que, inclusive começa dia 13/02/2017. Registro ainda que continuo não concordando com o que aconteceu em relação a migração e outros atos que ocorreram até aqui. 

Abstenho-me publicamente de, daqui em diante, falar de pessoas mas de governo. Por último, cabe ainda me posicionar em relação a categoria. Meu blog sempre estará aberto a publicação das notícias referentes e do funcionalismo do mesmo modo que deixo o espaço aberto as divulgações e posicionamentos oficiais. Termino essa postagem esperando que a secretária de educação leia, entenda a gravidade do contexto aqui apresentado da qual me levou a tomar essa postura e, por último compreenda de que o momento é crítico, precisamos de diálogo sincero entre todas as partes.

Prof. Danilo Aguiar

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!