EDUCAÇÃO ITAGUAÍ: SEM DIÁLOGO, Charlinho VIOLA vários DIREITOS conquistados pelos PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO após muita lutas - PROFISSIONAIS contemplados com MIGRAÇÃO de carga horária são convidados para uma CONVERSA que pode significar mais VIOLAÇÃO de direitos - Qual será a próxima conquista que CHARLINHO vai querer derrubar? O PCCS? (Escrito por Danilo Aguiar)

Após 36 dias de governo Charlinho, estamos no dia 05 de fevereiro de 2017. Para o funcionalismo municipal, especificamente para os servidores da educação, esse mês foi negro na história da categoria. Um mês de incertezas e de decepções. Direitos fundamentais, conquistas históricas e milhares de horas de negociações foram questionadas e violadas, muitas delas através de canetadas sumárias sem direito a defesa prévia. 

Aliás, a segunda era Charlinho está iniciando do mesmo jeito que foi sua primeira passagem entre 2005-2012: Decisões arbitrárias, autocráticas, sem direito ao debate e sem direito a negociação ou mesmo o mínimo diálogo com o funcionalismo. O governo Charlinho continua não vendo o funcionalismo como um conjunto de indivíduos que merece respeito, consideração ou, minimamente, ser dispensado alguma satisfação.

Em relação a educação, é público e notório que o governo Charlinho não dispensou qualquer iniciativa de boa vontade para dialogar com a categoria. Não há qualquer interesse em governar junto com o funcionalismo. O funcionalismo é visto como simples mão de obra, e só! Ainda há uma porca e limitada visão, adquirida na primeira passagem de Charlinho, que o peso político do funcionalismo é irrelevante

E, dentro dessa ideologia construída pelo grupo político de Charlinho, muitas conquistas foram violadas, como as negociações provenientes das greves de 2014 e 2015. O resultado dessas negociações resultaram em Normas e Portarias como do cumprimento do tempo de Atividades Complementares e Manutenção de Desvios já existentes (Em casos Sui generis). Todas estas foram revogadas sem qualquer diálogo prévio.

Como servidor público, morador de Itaguaí, é fácil notar o aparente DESPREZO que Charlinho possui com o funcionalismo municipal. Seu perfil autocrático nunca permitiu que o funcionalismo conquista-se nada, nem um direito sequer. Entre os anos de 2012 e 2016 sem Charlinho no poder, o funcionalismo fortaleceu-se, adquiriu direitos, obrigando o prefeito a ter uma nova relação com o seu funcionalismo. Algo completamente contrário ao que é um governo como do Charlinho.

O que vemos nesse primeiro mês de Charlinho no poder é o enorme esforço em desconstruir tudo o que foi, em duras penas, construído pelo funcionalismo municipal. Praticamente todos os direitos conquistados nos últimos quatro anos na educação estão sendo colocados em suspensão pela atual gestão. Não se vê com bons olhos a relação cooperativa da categoria, não se vê com bons olhos o sucesso da implementação de comissões paritárias para resolução de problemas. 

Documento "convidando" os profissionais da educação migrados para uma "conversa"

Amanhã, 06 de fevereiro de 2016, o governo Charlinho "convidou" os servidores contemplados pelo processo de migração de carga horária que foi oferecida pela prórpia Prefeitura de Itaguaí em 2015. Não sei qual será a pauta da "conversa" mas já sei, seguindo a retrospectiva do que está sendo o governo Chalrinho, que poderemos ter nossas vidas violadas mais uma vez. Cabe registrar nesse blog que centenas de funcionários LARGARAM outros empregos para aderir a esse Plano de Migração (Mas, Charlinho está nada preocupado com isso).

Sobre o futuro? Bem, no futuro quando me perguntarem o que foi o segundo governo Charlinho, vou dizer aos meus filhos, netos, orientandos em cursos de pós-graduação ou historiadores que CHARLINHO foi um opressor do funcionalismo, violou direitos conquistados em duras penas, nunca dialogou com os servidores públicos de Itaguaí, nunca deu satisfação de todos o mau que fez e, quando quis "conversar", era apenas para cumprir formalidades para "inglês" ver.

Charlinho tinha tudo para abrir um novo momento positivo com o funcionalismo. Mas, diante de uma nova greve da educação, que pode ocorrer a partir da próxima quarta-feira (08/06), o governo aparentemente não está nem um pouco preocupado pois julgam o funcionalismo tão insignificante que não é digno de atenção necessária perante os acontecimentos. Estou bastante receoso amigos, depois de tantas violações aos nossos direitos, qual será a próxima a cair, na lista do governo Charlinho? Nosso PCCS? 


Danilo Cabral de Aguiar
Professor de Geografia das rede municipal de Itaguaí e do Estado
Especialista em Geografia e Mestre em Ciências Ambientais

3 comentários:

  1. E tem gente que comemorou a vitória do Ficha Suja Condenado.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite! Alguns professores estão denunciando a arbitrariedade do prefeito através de sua secretária diretamente ao ministério público pelo site http://www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/ouvidoria . Seria importante que todos fizessem para que com uma grande quantidade de reclamações em um curto espaço de tempo o MP possa agir e intervir em tamanho descaso com as leis municipais. É importante que junto com a reclamação as pessoas anexem a lei 3.337 que trata da majoração (facilmente encontrada em PDF na internet). A denúncia pode ser feita d forma anônima, visto que é notória a fama do prefeito em perseguir seus opositores. Como seu blog é bastante acessado seria importante e útil que você propagasse essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Galera, relaxa já caiu Cabral e Eike. Só aguardar a queda de Charlinho.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!