PRIMEIRA CRISE na EDUCAÇÃO de Itaguaí: SMEC publica resolução sobre cumprimento de AC para PROFESSORES - SERÁ 100% na ESCOLA com algumas outras possibilidades limitadas - Negociações e consensos de aproximadamente 3 anos CAÍRAM em uma canetada! - Veja a Resolução CLICANDO AQUI!

A Secretaria de Educação do município de Itaguaí publicou Resolução número 02/2017 que dispõe sobre o horário de Cumprimento das Atividades Complementares - AC dos professores da Rede Municipal. Basicamente, a resoluções restringe o Cumprimento do AC às unidades escolares, atividades socioculturais e atividades indicadas pela secretaria de Educação. Na prática, extingue a atividade complementar em casa

OPINIÃO

É irresponsável publicar uma resolução desse tipo sem entender que essa questão do cumprimento do AC já é regulamentada por outra resolução que foi fruto de aproximadamente 3 anos de negociação entre a secretaria de educação, categoria e sindicatos. A resolução anterior, construída pela comunidade docente, flexibilizou o cumprimento dos AC e possibilitou que os professores pudessem realizar com mais liberdade suas atividades sem as amarras e limitações que são impostas pela infraestrutura deficitária das unidades da rede.

Ao exigir que os professores cumpram o AC na escola, a Secretaria de Educação corre o risco de ter o rendimento dos profissionais de educação reduzidos em função do tempo limitado oferecido. O professor com liberdade de cumprimento do AC em casa, geralmente trabalha mais pois tem seu rendimento atrelado as atividades impostas recebidas na unidade, como construção de planejamentos, provas e pesquisas para sala de aula. Em resumo, o professor, sendo obrigado a cumprir o AC dentro da unidade escolar, poderá então se recusar a fazer qualquer outra atividade fora desse tempo. 

A Secretaria de Educação, na mesma resolução abriu espaço para outras opções de cumprimento para as Atividades Complementares, que poderão ser regulamentadas. Mas, sinceramente, é uma resolução fora do tempo. Mexer numa conjuntura construída harmoniosamente ao longo de um tempo tão longo, sem debate, sem consultar a classe nem a categoria, certamente não foi inteligente. E, poderá ser um fator que, desnecessariamente, pode instabilizar prematuramente a nova gestão da SMEC.

Segue abaixo a resolução, na íntegra

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!