Opinião: O destrutivo LEGADO de Mara Soares para a EDUCAÇÃO de Itaguaí - Os ERROS e a estreita visão do que estava ocorrendo - O mundo de MARA SOARES tinha 20 anos de atraso - A EDUCAÇÃO de Itaguaí evoluiu mas MUITOS GESTORES da SMEDU não enxergam nem conseguiram EVOLUIR no mesmo ritmo das mudanças! (Prof. Danilo Aguiar)

Em 27/12/2016, há apenas 4 dias do fim do governo Weslei Pereira e, consequentemente, da gestão de sua atual secretária de Educação Mara Soares, já cabe a esse blog alguns posicionamentos sobre o legado desse governo, e, mais específico, da gestão de sua secretária. Na visão geral do Blog, o Legado deixado por Mara é negativo. Um mau legado que não deve ser esquecido e precisa urgentemente ser avaliado para que os erros não voltem ao nosso meio.

Alguns problemas e vícios que sempre existiam, mas de forma marginal, nos corredores da Secretaria de Educação, se institucionalizaram. Cisões e partidarismos que permearam historicamente os escalões de comando da Secretaria de Educação "oficializaram-se" e institucionalizaram-se no trato político da secretaria durante esse período de comando da Secretária de Educação.

O corporativismo entre funcionários dos altos escalões da secretaria ganharam, nesse período, nomes e formas. Muitos funcionários comissionados que integram o comando da secretaria há décadas, São figuras que, nem sempre, nós podemos adjetivar pela competência ou mesmo pela militância sincera pela educação da cidade. Se mantiveram em altos cargos e, até mesmo, foram promovidos pela simples razão de estarem ali no lugar certo, o corredor da SMEDU.

Quanto ao parâmetro de Mara Soares para selecionar seu grupo de frente, aparentemente, observando esses meses dela em frente a secretaria, o único parâmetro usado foi a da proximidade, seja pelo parentesco ou amizade. Não selecionou seu grupo próximo pelo currículo ou militância sincera a educação. Preferiu criar um "circulo de amigas" e, diminuiu seu mundo fechando-se nesse grupo de amizade que foi maléfico e destrutivo. 

Os problemas na Educação saltavam-se aos olhos, com problemas em infraestrutura das escolas, falta de materiais pedagógicos, problemas de comando mesmo, na SMEDU e em vários departamentos. Mara Soares fechou os olhos para todos os problemas ignorando-os solenemente. Agiu como legítima interventora do executivo, não estava no cargo de Secretária de Educação para militar sinceramente como educadora, estava ali apenas para servir a seus interesses pessoais, de suas amizades e os interesses do poder.

Quanto as denúncias apresentadas pela Comissão Municipal de Acompanhamento do FUNDEB ao Ministério Público, dando conta de várias irregularidades na aplicação da verba federal na educação da cidade. Mara Soares ignorou solenemente todos os problemas. Ela e seu grupo de "amigas" ESTRANHAMENTE tentaram a qualquer custo desmerecer (para não dizer, abafar) qualquer processo investigatório. Não conseguindo, voltou a fazer o que sempre faz: Ignora! Para ela e seu grupo de "amigas", está tudo bem, obrigado.

Um legado triste que está evidenciado na gestão de Mara Soares foi a forma que muita gente dela, no ceio da Secretaria de Educação, encarou a pasta da qual trabalham. Muitas ainda pensam que a Itaguaí de hoje é a mesma de 20 anos atrás. Com ações e posturas igualmente arcaicas e completamente superadas. A própria noção de "chefe", ainda presente no trato administrativo da SMEDUm, está superada. Hoje, na Educação moderna, cultiva-se a noção de "líder". 

Mara Soares: Você tinha tudo para ser uma grande Secretária de Educação. Se perdeu pela falta de sensibilidade e ter sido seletiva a quem ouvir e também a ignorar as opiniões, muitas delas públicas, de coisas erradas que estava acontecendo. Foi uma secretária de educação ausente. Não teve coragem de administrar a rede no "chão" das escolas, se perdeu desde o principio quando se achou boa demais para se misturar com os profissionais da educação preferindo ser uma "chefe" do sistema.

Por último, ela e seu grupo de "amigas" sempre tiveram uma única explicação para todos os problemas e escândalos que permearam sua gestão: Que "Os blogueiros da cidade estão espalhando boatos e que é tudo mentira". Bem, Mara Soares, o Ministério Público não tem a mesma opinião que a sua(!). Seu legado para a cidade e a educação é ruim e foi destrutivo. Esperamos ter uma mudança de verdade para toda a Secretaria de Educação, espero com esperança, que seja para melhor.


Prof. Danilo Aguiar
Licenciado em Geografia, Especialista em Geografia do Brasil e Mestre em Ciências Ambientais

Um comentário:

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!