CHARLINHO eleito PREFEITO DE ITAGUAÍ: A atual GESTÃO DA EDUCAÇÃO alardeada como REVOLUCIONÁRIA, pelo governo Weslei, seria melhor classificada como na IDADE MÉDIA - O que podemos esperar de CHARLINHO na GESTÃO da Educação? - As Conquistas serão tocadas? - Leia a PRIMEIRA ANÁLISE pós-eleição! (Por Danilo Aguiar)


Bem amigos! Terminou o processo eleitoral em Itaguaí. Charlinho ganhou  a disputa pela prefeitura de Itaguaí, com estreita margem de votos a cadeira de prefeito, deixando Weslei Pereira, atual prefeito, derrotado em segundo lugar. Neste dia 02/10/2016 a cidade virou um capítulo triste na história da cidade, que começou em 01/01/2013 com a posse de Luciano Mota e o início do período de caos administrativo e econômico que ainda renderá muita coisa ruim para a cidade. Esse "mal" terá que ser herdado e resolvido pelo próximo governante eleito.

Em relação a educação de nossa cidade, este professor que vos escreve sempre levantou e sempre levantará a bandeira da renovação total na gestão da educação em nossa cidade. Não é cabível ter uma rede moderna e estruturada de escolas (estou falando dos prédios) com um pensamento medieval no que tange a administração e gestão do ensino desenvolvido aqui em Itaguaí. E quando falo nisso, estou me referindo especificamente ao modelo de gestão adotado atualmente pela nossa secretaria de educação (Antigo e arcaico).

A Gestão da Educação em nossa cidade é uma lástima! Somente quem usufrui, como parte do sistema, acredita que está tudo bem!

Não estou dizendo que antes de Luciano Mota entrar como prefeito em 2013 que a educação era boa, ao contrário, o modelo pedagógico adotado era temerário. Enquanto se orgulhava pela estrutura redesenhada da rede de ensino, com inaugurações sistemáticas de escolas e creches, ignorava-se o mal de um sistema de educação pedagógica que não atendia as reais necessidades da clientela existente até então. Somado a isso, passamos boa parte daquele período com a maior parte do funcionalismo como contratados.

Quando a administração Charlinho sessou, em 31/12/2012, e começou a administração de Luciano Mota, a desorganização inicial revelou com intensidade todo mal existente até ali. E o resultado disso tudo vemos hoje. Uma secretaria inchada de cargos comissionados, excesso de burocracia que atrapalha mais que ajuda. Comissionados mais preocupados em manter-se ali do que realizar algo que realmente ajude a educação. 

Para um pequeno grupo que, hoje, administra a educação da cidade, estamos passando por uma "REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO". Para a massa de profissionais que está na planície da rede escolar, estamos na idade média.

Entenda: Um grupo de pessoas cristalizou-se na Secretaria de Educação aproveitando-se do vácuo de poder existente na cidade. Esse grupo tem como premissa manter-se ali a qualquer custo e um ajudando ao outro nesse intuito. Não vemos nesse grupo qualquer iniciativa para revolucionar de fato a educação. Esse grupo mantém um propósito único de barrar qualquer iniciativa inovadora, com o objetivo de não deixar ninguém evidenciar-se suficiente para qualificar-se a ocupar o espaço desse grupo.

Terminou o governo Mota e passamos o governo Weslei inteiro com o mesmo grupo lá no Morro do Corte: As intocáveis. É nesse cenário que Charlinho assume. Andreia Bussato, Ex-deputada estadual, que já foi o braço forte da educação em Itaguaí, no governo que retorna em breve, terá que enfrentar. E, terá que tomar uma decisão inadiável: Renovar a secretaria de educação desde a raiz, impondo seu comando a todos ou aceitar o que já existe e sucumbir ao "status quo".

A renovação da educação está nas mãos de Charlinho. Ele terá a decisão de manter o que já está aí (Caos) ou enfrentar começando tudo do zero. A decisão será dele e de seu "braço forte", leia-se Andreia Bussato.

Em relação as conquistas que os profissionais da educação obtiveram ao longo desse período. Não acredito que a administração Charlinho toque. Pois a realidade atual, em parte construída pelo próprio Charlinho em 2011/2012, no que tange ao número qualificado de profissionais concursados e efetivos, não haverá espaço nenhum para retrocessos. Aproveitamos o momento de governos fracos para avançar e também devemos der resilientes em governos com menor diálogo.

Termino essa postagem esperando que a administração de Charlinho, no que se refere a educação, no próximo período, seja melhor que o momento que estamos passando aqui. Um abraço a todos, espero que a educação melhore com uma revolução de verdade. Que venha sem demora e que os profissionais tenham orgulho e menos problemas no exercício de suas atividades. Abraço a todos.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!