A EDUCAÇÃO em Itaguaí não passa por uma REVOLUÇÃO nem somos um MODELO EDUCACIONAL - A EDUCAÇÃO em ITAGUAÍ passa por uma CRISE sem precedentes - Nossos filhos certamente responsabilizarão esse MODELO pelas oportunidades que SERÃO PERDIDAS, no FUTURO, em nossa cidade! (Prof. Danilo Aguiar)


Sem perspectivas de mudanças e de melhoras. 

Quando falamos em Educação no município de Itaguaí, podemos resumir o que os colegas de trabalho falam nos corredores das unidades escolares com uma só palavra: Decepção. Os profissionais da educação, apesar de todo alarde proporcionado pela atual gestão municipal, não veem mudanças reais no ceio dos locais de trabalho. Existe um enorme espaço entre o que é alardeado oficialmente e o que é colocado em prática.




Na propaganda oficial da prefeitura, as escolas estão sendo reformadas, aparelhos de ar condicionados funcionando e o material pedagógico nunca falta. Na vida real, faltam materiais pedagógicos, não existe sequer um programa de manutenção, divulgado e em implementação, para as escolas que já receberam a manutenção e já há relatos de quebra no cronograma de manutenção de escolas já divulgado.

Elas falam tanto de um mundo imaginário (onde tudo na rede municipal está bem e nada precisa ser mudado) que acabam por acreditar nas próprias baboseiras que alardeiam oficialmente em eventos oficiais.

Me incomoda ver esse distanciamento entre o real, que vivencio em sala de aula, e o que é alardeado pelo governo. O mundo real da rede municipal é de caos institucional. Nas últimas semanas a administração municipal anunciou um monte de reformas "completadas" em escolas menores. Sinceramente, se eu fosse o prefeito sentiria vergonha em anunciar essas coisas. Isso é obrigação,  não é nenhum favor com o eleitor.



Por outro lado entendo a inércia da administração municipal em fazer o básico. Nada lá na Prefeitura e na Secretaria de Educação consegue funcionar com o mínimo de perfeição ou regularidade. Quando conseguem mover uma cadeira num lugar e colocar a cadeira na mesa correta, já é motivo de festa e publicação no site da Prefeitura de Itaguaí. Operacionalmente, estão perdidos, institucionalmente, completamente sem direção.

Quando falamos da parte pedagógica, já falei antes e continuo falando agora, a Educação de Itaguaí precisa de renovação, desde a troca completa dos atuais gestores, que há anos estão lá e são responsáveis diretos pelo caos atual na rede até a renovação do modelo pedagógico adotado, completamente retrógrado onde os benefícios alardeados são menores que o mal resultante da aplicação desse modelo cruel para com o professor e o estudante. 

Qual será o resultado disso tudo para o futuro de nossas crianças? A educação é o futuro da cidade. Sem levar a Educação a sério, vamos perder um futuro para nossa cidade!

Como professor eu digo "Basta"! Parem de dizer que está tudo bem, que a Educação passa por uma "revolução" ou nossa escola é um modelo educacional ... Não está tudo bem, nem passamos por uma revolução tampouco somos modelo de coisa nenhuma. Começo a acreditar que para quem comanda a educação, começaram a acreditar nas próprias baboseiras que alardeiam  oficialmente. Nada está bem, mas para mudar, primeiro precisam reconhecer que, ao mínimo, algo está errado.

Ao final das contas, é mais fácil, para quem comanda a educação em Itaguaí, dizer que quem tá escrevendo isso quer fazer uso político, ou venho candidato a alguma coisa, ou simplesmente dizer que não eu  não sei do que estou falando. Prefiro dizer que sou um pregador no deserto, quem quiser ouvir, que ouça, quem não quiser ouvir, faça o que quiser: A Educação em Itaguaí está ruim e grande parte desse caos é de responsabilidade de quem comanda a educação. A Educação precisa mudar sob pena de todos nós perdermos nossa dignidade como classe e o futuro de nossos alunos.

Prof. Danilo Aguiar

2 comentários:

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!