O PIOR ACONTECEU! 100 MIL LITROS DE CHORUME, proveniente do "CTR DE SEROPÉDICA" podem ter transbordado nos córregos de CHAPERÓ - Município de ITAGUAÍ foi o mais atingido - AQUÍFERO DE PIRANEMA corre risco de contaminação - DANO É IRREPARÁVEL!




Dano Ambiental no Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica, pode ter colocado em risco a existência do maior Aquífero do Rio de Janeiro




SEGUE AOS LEITORES A POSTAGEM DO SEROPÉDICA ONLINE DISTRIBUÍDA NA ÍNTEGRA AOS LEITORES DO BLOG CIDADANIA DO PORTO:

A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Ambiente e Agronegócios, recebeu denuncia anonima neste domingo (21/02) sobre vazamento de chorume no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Seropédica. O Secretario de Ambiente e Agronegócios de Seropédica Ademar Quintela informou que era 10:30 horas quando recebeu a denuncia anonima: 

“Assim que tomei conhecimento, convoquei o Sub-secretario de Ambiente Luciano Santoro e o Veterinário Elineu Souza e fomos fazer a inspeção. logo que chegamos vimos que o valão que passa em frente a CTR estava com chorume, sinalizando o vazamento. A empresa demorou cerca de 20 a 30 minutos para liberar nossa entrada, assim que chegamos no local constatamos que houve um grande vazamento, poluindo os córregos e valões da região, podendo ter contaminado o Aquífero”

Moradores da região informaram que o vazamento tinha iniciado no dia 20, mais ou menos as 19 horas após a chuva que caiu torrencialmente no município. “Agora é isso, quando faz sol e um cheiro insuportável, e quando chove é isso” Morador não quis se identificar.

Ademar Quintela disse que a empresa informou que houve uma queda de energia, e como a chuva que caiu foi de grande volume fez transbordar a Elevatória com possibilidade de 100.000 litros de chorume ter vazado. O Secretario foi o primeiro a chegar para fazer a fiscalização: “Fizemos 7 notificações e 2 constatações onde foi mensurado o dano ambiental ocorrido, já comunicamos ao INEA que é o órgão responsável pela fiscalização, alem deste fato foi encontrado cachorros e marcas de pata de gado ao redor do córrego e dentro da área da empresa”

Desde o inicio do projeto de instalação desta CTR em Seropédica, o Prefeito Martinazzo, o Secretario de Ambiente Ademar Quintela e a população tinham sido contrários a sua instalação, mas o INEA acabou licenciando, mesmo sabendo dos riscos que corriam ao ter uma quantidade imensa de Lixo sobre o Aquífero. Isto me faz lembrar o acidente ocorrido em Mariana, Minas Gerais, onde muitos órgãos tinha avisado sobre um possível acidente e ninguém fez nada para prevenir.

Imagens do córrego manchado de chorume proveniente do CTR de Seropédica
Imagens divulgadas pelo Seropédica Online




Divulgação: Seropédica Online

7 comentários:

  1. Lamentável e totalmente evitável...incompetência da gestão ambiental !!!

    ResponderExcluir
  2. Agora como pode colocar um aterro sanitário dentro de um bairro!! Já estamos cansados desse cheiro que mos da ânsia de vômito, essa infestação de moscas... a população não aguenta mais!!

    ResponderExcluir
  3. Falar que o prefeito foi contra a instalação do CTR já é D+.

    ResponderExcluir
  4. As prefeituras de Seropedica e Itaguai ficam brigando pra ver de quem é o DIMDIM que entra, mas não querem a responsabilidade de FISCALIZAR.

    ResponderExcluir
  5. As prefeituras de Seropedica e Itaguai ficam brigando pra ver de quem é o DIMDIM que entra, mas não querem a responsabilidade de FISCALIZAR.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que devem acionar uma empresa o mais rápido possível para resolver o problema do tratento desse chorume , e sendo assim esvaziar as lagoas para não transbordar mais ou vazar pelas encostas , por que do jeito que está ficando cada dia mais quente , se der aquela chuva vai transbordar outra vez e causar mais danos ao meio ambiente e prejudicar , deveriam ver uma estação sei lá como funciona isso rs. E levar para tratar , bom eu acho que e assim .

    ResponderExcluir
  7. é amigos, a casa do povo que autorizou. lixo do RJ para vocês. pergunta para os vereadores que aceitaram isto. o que ficou de bom para o povo de Seropédica? PQ para a cidade do Rio de Janeiro ficou tudo de bom, Vejam. o projeto era para PACIÊNCIA, área disponível , enorme. também existia a possibilidade de MANGUARIBA, mas ao invés destas opções vcs ja sabem para onde foi. E O QUE ACONTECEU NAQUELAS ÁREAS DEPOIS DA INPLANTAÇÃO EM SEROPÉDICA ( MANGUARIBA /PACIÊNCIA ) mANGUARIBA-> ENORME DEPOSITO DO GUANABARA, DEPOSITO DAS CASAS BAHIA , MEGA DISTRIBUIDORA HERMES E ESTUDO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SHOPPING. PACIÊNCIA-> CONSTRUÇÕES DE VÁRIOS PROJETOS MINHA CASA MINHA VIDA , ETC. E PARA SEROPÉDICA, -> LIXO, BICHOS E LIXOS. LEVEM O LIXO DAS CASAS DE VOCÊS E DEPOSITEM NAS PORTAS DAS AUTORIDADES QUE PERMITIRAM ESTA ABOMINAÇÃO.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!