ENEM 2015 - Edital sai nesta segunda-feira (18/05) - Inscrições começam 25/05 - Tire as 7 PRINCIPAIS DÚVIDAS aqui!


O Ministério da Educação divulgou a data de divulgação do edital do Enem 2015 para segunda-feira (18/05). A seguir, publicamos as principais informações e novidades do exame para este ano.



Qual vai ser o período de inscrições? 

As inscrições começam no próximo dia 25 de maio e vão até o dia 5 de junho. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até às 21h59 do dia 10 de junho. 

Quanto vai custar? 

A taxa de inscrição vai custar 63 reais. É a primeira vez que o valor sofre um aumento em dez anos. Até 2014, o custo era de R$ 35. 

Quem não precisa pagar a taxa? 

Os alunos matriculados na rede pública de ensino e que vão concluir o Ensino Médio este ano não precisam pagar a taxa de inscrição. A mesma medida vale para os candidatos que comprovarem renda familiar de até 1,5 salário mínimo – ou o equivalente a 1.182 reais.

Quando serão as provas? 

As provas acontecem nos dias 24 e 25 de outubro de 2015. Os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília), mas as provas só devem começar 30 minutos depois disso.

Para candidatos sabatistas, a prova do sábado começa às 19h (horário local) nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. Nos demais estados, será às 19h segundo o horário de Brasília.
Quanto tempo cada prova vai durar? 

No primeiro dia, serão as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação, com 5 horas e meia de duração.

Como vai ser o envio do cartão de confirmação? 

Este ano, o cartão de confirmação poderá ser baixado diretamente na página do exame na internet.  Nos anos anteriores, o envio foi pelo correio. 

O que acontece se eu faltar nas provas?

O estudante isento da taxa de inscrição que faltar nos dois dias de provas do ENEM perderá o benefício na próxima edição do exame e terá que pagar pela inscrição.  

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!