Opinião: O PREFEITO deixará a FGV chegar perto da PREFEITURA? (Escrito por Danilo Aguiar)

Amigos leitores do Blog Cidadania do Porto, depois de passar algum tempo refletindo sobre esse assunto do Plano de Cargos e Salários, o posicionamento do prefeito e sua equipe em relação a esse assunto, a cisma oficial de colocar a Fundação Getúlio Vargas - FGV na frente e do protelamento oficial em estudar de verdade a viabilidade da execução desse plano. Todo esse show tendo um único objetivo, tentar colocar o assunto em compasso de espera.

Para início de conversa, o que a FGV faria exatamente? A resposta da prefeitura sempre foi que a instituição estudaria a viabilidade do plano. Partindo do princípio que a FGV aceitasse a empreitada, para estudar a viabilidade desse plano, a instituição logicamente teria que levantar todos os dados financeiros e administrativos da Prefeitura de Itaguaí. Com posse desses dados, assim, ela publicaria sugestões para adequar as contas do governo municipal ao plano proposto.

Primeiro ponto importante: Se a FGV for realmente contratada, essa instituição sempre zela pela transparência de suas informações. No momento que a Prefeitura contratar essa instituição, os trabalhos e seus resultados acabariam tornando-se públicos de qualquer jeito. E, meus caros leitores, para fazer esse trabalho de viabilidade, qualquer instituição contratada, para fazer um trabalho sério, terá que ter carta branca para acessar todo financeiro e administrativo da prefeitura.

Interessa realmente ao governo abrir sua "caixa preta" para análise de viabilidade do Plano de Cargos e Salários?


Outro ponto importante: Partindo do princípio de que a Prefeitura contratará a FGV ou outra instituição respeitada e séria para análise de viabilidade do plano, os resultados encomendados podem não agradar o governo municipal. Nesse caso, será que divulgariam em seu site uma documentação produzida, por órgão independente, com orientações que possam ir contra os interesses dos atuais mandatários da cidade? Pensem!


Nesse momento vou extrapolar, irei fazer um trabalho de futurologia e também vou especular junto aos leitores quais pontos poderão, ou poderiam está contido no plano de viabilidade do novo Plano de Cargos e Salários. Cabe lembrar que os pontos que apresentarei abaixo são apenas especulação, mas servem também para os leitores analisarem se, caso a prefeitura recebesse tais orientações, acataria e executaria ou não? Segue os pontos para análise!


1) Corte dos cargos comissionados em todas as secretarias, ficando com apenas os necessários seguindo lista de enxugamento.


2) Racionalização máxima dos contratos na prefeitura.


3) Priorização total dos cargos de carreira (por concurso) para ocupação de funções comissionadas.


4) Diminuição do teto salarial do prefeito, vice-prefeito e comissionados dos primeiros escalões, os salários seguiriam compatibilidade salarial do mercado.


5) Oferecimento de dobras (No caso de professores) ou readequação para regime integral de profissionais com menos de 30 horas, com compensação salarial digna.


6) A prefeitura teria que enxugar toda sua folha salarial e também procurar ampliar a arrecadação.


7) Orientações para remodelar TODO modelo fiscal, administrativo da prefeitura, zelando pela transparência e zelo na administração municipal, entre outros....


Sinceramente, acredito que se a FGV aceitara missão de analisar a viabilidade desse Plano, faria um relatório final similar a esses pontos vistos acima, não concordam? Essa seria a logica. A pergunta que deixo aos leitores: O prefeito estará disposto a acata-las? Sinceramente, acredito que para muita gente lá no governo, só essa possibilidade pode está tirando (ou não) o sono da galera lá. Daí meu pensamento de que a FGV não chegará perto da "caixa preta" da prefeitura!

Ainda acredito que nenhum órgão sério de análise de dados chegará perto da prefeitura! Provavelmente, não deve interessar ao grupo "todo poderoso" da cidade ninguém "fuxicando" nada nem produzindo relatório desfavorável!


Diante do que expus acima, deixo aos leitores para tirarem seu juízo de valor. O prefeito deixará a FGV chegar perto da prefeitura, correndo riscos reais de ter um relatório completamente desfavorável? Desde janeiro de 2013, o prefeito fala muito da FGV, mas quantos técnicos daquela e de outras instituições reconhecidas estão no governo? Galera do Palácio Barão de Tefé, acordem! Nós estamos na era da internet, todos agora podem averiguar o que se diz, nada mais se passa por despercebido!

Prof. Danilo Aguiar

5 comentários:

  1. Eu anotei e salvei todas as promessas do governo. Desde quando disse, em entrevista para na ultima Expo, "(...) que estava trabalhando num PCS em que nenhum funcionário ganhasse menos do que 2 salários mínimos (...)" até a promessa de maio.

    Existem mais olhos olhando pra vc do que vc imagina, prefeito...!

    ResponderExcluir
  2. Estou admirado até hoje, como um classe tão respeitada caiu no golpe deste pinóquio, digo Mota.

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHHHAAHAHHAHHRSRRRSRSSRSRSRSRSRSRS

    HAMMMMM.... PROFESSOR PROIBIDO DE ENTRAR NA ESCOLA COM CELULAR? PROIBIDO DE USAR CELULAR NO INTERVALO, NOTEBOOK PARA ADIANTAR SEUS TRABALHOS NO INTERVALO?

    ¨¨¨¨¨¨ GALERA, AS PESSOAS TÊM MEDO DA VERDADE. A VERDADE VAI CONTINUAR APARECENDO. SABE PORQUE? PORQUE AS PESSOAS NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA FAZER UMA BOA GESTÃO. QUEM MANDA FICAR SENTADA O DIA TODO NO AR? PERCEBEU COMO AS SALAS DE AULA SÃO MICRO-ONDAS. PELO MENOS TEVE TRABALHO.

    CONTINUAREI USANDO PORQUE ESTOU QUERENDO GANHAR UM DINHEIRO EXTRA. COMO? advogados.constrangimento.com.br hahhahahahahahah rindo de mais das pessoas tão inteligentes... KKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. Na minha escola a direção reuniu os prof. no intervalo e avisou q continua a mesma ordem: os alunos não podem usar celular em sala. Foi super tranquilo, pois todos já sabem disso. Basta colocar em prática. Essa reunião deveria ser inclusive para os funcionários que usam , e muito, durante o trabalho. Não é prof.não!!!!!!!!!!! isso é que deve ser registrado! Basta olhar os faces!!!!!! Pronto falei!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com esta lei dos celulares, mas precisa começar pelos funcionários. O que fazer qdo chamamos um funcionário e ele está ouvindo música? Acessando face?

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!