(PCS e Aumento em risco?) Opinião: O que é mais cômodo para o GOVERNO MOTA: Se esforçar para apresentar o PLANO ou montar um PLANO para anular a GREVE de maio? (Escrito por Danilo Aguiar)


Com o mês de março terminando, estamos há menos de 45 dias para expirar o prazo acordado em acordo para apresentação e implementação do Plano de Cargos e Salários. Até este momento não estamos vendo nenhum movimento "real" da Prefeitura de Itaguaí para análise do plano proposto. O que estamos presenciando até o momento é uma série de movimentos no sentido de protelar ainda mais a apresentação do plano, nada além disso, infelizmente.

Há alguns dias, a Prefeitura de Itaguaí publicou em seu site uma postagem comunicando em seu título uma coisa e no corpo do texto falando outra coisa. Se no título, falaram que a Fundação Getúlio Vargas tinha sido contratada para a montagem do plano, no texto menor abaixo, o prefeito apenas assinou um documento que prevê tal contratação. Na opinião deste blogueiro, esse tipo de material tem objetivos claros: Confundir o leitor (No caso o servidor público) e ganhar mais tempo. 

Mas o que de verdade a Prefeitura de Itaguaí está fazendo para apresentar e implementar o Plano de Cargos e Salários em maio? Se por um lado, a prefeitura realmente está passando por um momento financeiro delicado, por outro lado, aparentemente, não estamos vendo um esforço do prefeito e sua equipe para viabilizar o plano. Existem diversos modos para viabilizar o plano, o que falta é vontade política do grupo que está no poder lá na General Bocaiuva. 

O que os servidores da educação estão sentindo é que a equipe do prefeito está se esforçando para viabilizar um plano para NÃO conceder coisa nenhuma em maio. Nem aumento anual nem plano nenhum. Uma operação de guerra pode está sendo montado lá no Palácio Barão de Tefé no sentido de anular qualquer nova iniciativa de greve. É isso que os servidores da rede de ensino estão pensando(!).Será que nossos gestores estão ocupando seu tempo para sufocar a futura greve e não oferecer coisa nenhuma?

Amigos, vou fazer nesse momento algumas especulações formulando um conjunto de pontos que poderiam ser adotados governo municipal para sufocar uma nova greve na rede de ensino. Logicamente partindo do princípio de que o governo não irá mesmo dar qualquer aumento anual e o Plano de Cargos e Salários.  O que poderia ser feito pelo governo para anular os efeitos de uma nova greve? Vamos citar alguns pontos que provavelmente poderiam ser adotados pela prefeitura para anular o plano.

Darei o singelo nome de "Plano Minerva":

1) Larga distribuição de horas extras (dobras) para os professores, amarrando-os em caso de greve.

2) Concentração de funcionários contratados nas principais escolas da rede. Caso os funcionários efetivos entrem em greve, a escola não pararia, anulando os efeitos da greve nas unidades escolares.

3) Troca de todos os diretores que foram compassivos a causa grevista. O perfil do diretor nesse momento é de um "cão de guarda" a serviço cego do governo. Se for necessário assediar funcionário, será dado carta branca.

4) Nomeação do maior número possível de  coordenadores de escola e professores em funções fora da sala de aula, amarrando-os na permanência de suas funções.

5) Criar uma comissão de inquérito administrativo permanente para investigar permanentemente os profissionais, sobretudo os que tem ligação aos grevistas e sindicato. A meta é tentar encontrar, ou até, quem sabe, mesmo produzir, alguma falta grave e usar isso contra o funcionário

6) Voltar a oferecer merenda escolar aos funcionários e carona no transporte no ônibus escolar. Condicionando logicamente a não adesão a greve.

7) Oferecer qualquer benesse subjetiva para ludibriar o funcionalismo.


Logicamente, o governo municipal não irá perder tempo pagando os gestores para se reunir para montar afim de montar esse plano bizarro (rs). Faço votos que a equipe do prefeito esteja realmente se reunido para discutir a viabilidade do plano! Espero sinceramente que em maio o governo apresente o plano e o implemente. Não quero escrever no blog que o governo não dará o plano e colocar qualquer tipo de desculpa barata. Volto a fazer a pergunta que foi título dessa postagem:

 O que é mais cômodo para o GOVERNO MOTA: Se esforçar para apresentar o PLANO ou montar um PLANO para anular a GREVE de maio?

Prof. Danilo Aguiar

P.S. Estaria passando pela cabeça da equipe do prefeito não dar o plano de cargos e salários em maio por causa da lei eleitoral? Se a lei é pertinente, por qual razão não se antecipar a implementação do plano? Ou será mesmo que a ideia é enrolar até maio e depois, na cara dura, dizer que não pode dar por causa da tal lei? Nesse caso, o limite é o início de abril! Outra pergunta, a lei eleitoral, nesse ano, é pertinente para os governos municipais? Sim ou não? Com a palavra, os leitores e os entendidos no assunto!

5 comentários:

  1. A lei eleitoral só se aplica na circunscrição do pleito, ou seja, como o pleito é estadual e federal (não municipal), ela não proíbe nenhuma aplicação de um novo plano de cargos e salários, nem o reajuste anual.

    ResponderExcluir
  2. Galera esse governo é tão esperto que nem o percentual do salário mínimo ele nos repassou! Dinheiro esse que está indo para onde? Volto a escrever: Isso é caso de policia!!!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente está se cumprindo o qPara eu e algyns outros tentamos alertar no dia em que foi jogado no buraco a força do movimento. Parar a greve naquele momento foi o principal erro!! Agora eles estao ganhando tempo e firça p contrrolar uma continuaçao do movimento. Infelizmente o sepe e comando de greve fizeram um ótimo trabalho e colocaram tudo a perder qdo aceitaram aqueles acordos ridículos indo p assembléia prontos para convencer as pessoas de que parar a greve era o melhor. ao meu ver foi decretado naquele momento a morte do movimento!! Infelizmente!! Eu espero estar errada!!

    ResponderExcluir
  4. Tudo com esse governo tem que ser resolvido na justiça? Ninguém gosta de trabalhar certo não? Aff! Que seja então! o/

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!