GREVE na educação de Itaguaí: Escolas e creches aderindo a GREVE - Comando de greve visitando as unidades escolares
Jornal Atual repercute a greve declarada da categoria
Na manhã desse primeiro dia de greve, várias unidades escolares do município, dentre creches e escolas, aderiram a greve num primeiro momento, não havendo expediente nesse dia. Como orientado pelo comando de greve, os funcionários estão dentro das unidades escolares, porém sem exercer o expediente em serviço. Para os professores, a orientação é não entrar em sala de aula, para os inspetores, merendeiras e agentes administrativos a orientação é cruzar os braços. Além disso, é solicitados a todos os funcionários um trabalho de conscientização junto aos pais e alunos para aderirem também a greve.
Greve declarada na rede municipal de educação em Itaguaí
Nas outras escolas centrais, de acordo com informações recebidas durante a manhã, a greve será implementada durante a tarde dessa sexta-feira (07/02) e segunda-feira (10/02). A adesão a greve está correndo segundo a normalidade esperada pela comissão grevista. Ao longo desse dia, a comissão foi dividida em vários segmentos que visitarão as escolas e creches. O SEPE solicita a todos os funcionários que se mantenham nas unidades escolares, porém em estado de greve.
Já nessa manhã, alguns relatos publicados nas redes sociais dão conta de que estão negando a merenda escolar aos funcionários grevistas. Se isso é uma espécie de punição aos grevistas, provavelmente o governo deve está subestimando os seus servidores e sua capacidade de superação. A seguir, estamos publicando o plano de lutas dessa greve, que provavelmente entrará para a história política e social do município de Itaguaí. Segue aos leitores abaixo:
Pauta de Reivindicações
• Manutenção da Grade Curricular de 2013 para todos os segmentos
• Aprovação da Proposta de Planos de Cargos e Salários elaborados pela Comissão Especial de Trabalho (CET);
• Criação de Comissão Paritária (SEPE/Governo) para implementação da lei de 1/3 de carga horária extra-classe, e que parte deste horário de planejamento seja Plano de Luta:
• Infraestrutura adequada ao cumprimento do fazer pedagógico (climatização das salas, conserto de portas, pintura das escolas, segurança, especialmente no horário da EJA), além de biblioteca com acervo multidisciplinar, cursos, palestras, Data Show, internet sem fio etc.
• Manutenção dos 6 tempos por turno;
• Manutenção da matriz curricular de 2013 (grade);
• Mais apoio pedagógico: Ampliação do número de psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais etc.
• Construção democrática de um curriculum mínimo para a educação municipal de Itaguaí;
• Implementação da Lei de Eleição Democrática de Diretores;
• Respeitar a ordem de lotação do servidor estatutário nas escolas;
• Uma matrícula por Escola;
• Respeitar o acordo firmado entre a Prefeitura/SMEC/SEPE e os Profissionais em 1990 em relação aos Professores DE-1 e DE-2 que atuam no 2.º segmento do EF desta rede até o presente momento.
• Um basta no assédio moral por parte de alguns gestores.
• Saída da Secretária de Educação e Cultura Célia Tavares!
O SEPE está fazendo plantão na sua sede, para maiores informações liguem para o telefone (21) 2688-2970. A comissão grevista esta visitando todas as escolas da redes, assegurando a legalidade do processo e o direito de todos os funcionários concursados e efetivos, garantindo a todos o direito a greve e a condições dignas de trabalho dentro das unidades escolares. O Blog continua cobrindo em esquema de plantão os acontecimentos na educação em Itaguaí, até lá!
Penso que além da secretaria deve sair também alguns menbros da SMEC que compactuam com todas as utopias dessa secretaria que nao conhece a realidade de Itaguaí e do RJ.
ResponderExcluirAS OS FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS ESTÃO SENDO OBRIGADAS POR SEUS DIRETORES A TRABALHAREM, CASO CONTRARIO PODEM SER ATÉ REMANEJADOS.
ResponderExcluirEu como merendeira gostaria q houvesse redução de nossa carga horária p podermos também ter direito a dobra pois nosso salario não da p nossas nesse cidades básicas e o horário não permite q tenhamos outro trabalho
ResponderExcluirFora Celia Maria Tavares vai comer pão de queijo em Minas Gerais
ResponderExcluir