Série Especial: PREFEITURA DE ITAGUAÍ - Sinal vermelho! 3° PARTE Entenda o que levou Itaguaí ter uma CRISE DE ARRECADAÇÃO em 2013!


Nessa segunda postagem da Série especial: PREFEITURA DE ITAGUAÍ - Sinal vermelho S.O.S. funcionalismo emergência abordaremos a Crise de arrecadação que os municípios passaram em 2013 afetando, inclusive, o município de Itaguaí. Esse ano que terminou obrigou todos os municípios de menor população, como o nosso, readequar suas folhas de pagamento. Porém, como veremos a seguir, a gestão de nosso município extrapolou a folha mesmo com o fluxo de caixa em baixa.

Segundo reportagem do Jornal ATUAL, de 31/12/2013, nesse ano, os municípios brasileiros tiveram redução de cerca de 17% no valor do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. Esse fundo é responsável, basicamente, por custear a folha de pagamento da maior parte dos municípios brasileiros. A maior parte dos municípios sobrevive por repasses federais (FPM) e repasses estaduais (ICMS). A dependência é enorme desses municípios, aplicando-se também a Itaguaí.

No caso de Itaguaí, ainda não foi devidamente explicada qual foi a causa de uma redução brusca no principal imposto municipal que é o ISS (Imposto sobre serviços). Provavelmente essa redução do ISS pode ter sido fruto dos últimos decretos do governo anterior. O fato é que essa redução de imposto piorou a situação financeira da cidade. Como tentativa de reaver parte do prejuízo, taxou-se em até 100% o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), e votou-se, no apagar das luzes de 2013, na câmara municipal, leis que novamente alteram os índices de arrecadação fiscal.

Para terminar, devemos tocar num assunto delicado: A folha salarial inchada de servidores. Na tentativa de agradar "gregos e troianos", o governo em curso deu posse aos concursados já convocados anteriormente sem fazer a substituição pelos funcionários contratados, como previsto no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público. E também, não podemos deixar de citar o alto número de funcionários comissionados, número inédito na história da cidade e a criação de secretarias e com isso, novos cargos em comissão. 

Mas esse assunto abordaremos com mais profundidade nas próximas postagens da série. Na próxima postagem da Série especial: PREFEITURA DE ITAGUAÍ - Sinal vermelho S.O.S. funcionalismo emergência abordaremos TAC - Compromisso firmado pela PREFEITURA para substituição de Contratados por concursados, até lá amigos!

2 comentários:

  1. e verdade o que tem de funcionarios comissionados na prefeitura, e que nao fazem nada e brincadeira.

    ResponderExcluir
  2. Não sei por que tantas secretarias novas e cargos também novos, tudo com salarios altíssimos tudo cargo comissionados. Itaguaí tem muito dinheiro é só olhar o tanto de firmas que tem na Ilha da madeira,Porto de itaguaí e outros investimentos que a cidade tem. Só agora que está dando problemas? As obras da cidade já estão paradas desde o início do governo Mota, E o aluguel de tantos carros zerados gol,kombi,vans e tudo de Niterói. Muito estranho gente ..não tem nada com os salários dos contratados de cargos pequenos não eles são lambarís os peixões esses ganham Muiiito em secretarias e cargos inventados.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!