Magistério Itaguaí: SEPE Itaguaí marcou uma PARALISAÇÃO GERAL para Junho, depois desmarcou tudo e abafou o caso!


Os Blogs Cidadania do Porto e o Política de Itaguaí receberam informações de alguns filiados do SEPE-Itaguaí (SINDICATO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO), dando conta de que a liderança sindical estava organizando, até poucos dias atrás, uma mega paralisação para o mês de JUNHO - 2013 que envolveria todos os funcionários de toda rede de escolas e creches da Prefeitura de Itaguaí. 

Ao saber desta informação, os blogs chegaram até cogitar publicar uma postagem de aplausos a atual direção do SEPE local, porém, para não prejudicar o movimento e a organização do protesto, preferimos não divulgar informação alguma por enquanto. Chegamos a acreditar, por alguns dias, que a atual direção do SEPE local estariam começando a rever alguns de seus conceitos e começando a atuar em nome dos colegas da categoria.

Motivos para uma paralisação certamente não faltariam! Podemos citar vários pontos, como salários defasados, diferenças salariais entre funcionários que exercem a mesma função, desprestígio por parte do governo na promoção de funcionários de carreira, um plano de carreira já ultrapassado, a organização de um novo plano por parte da prefeitura, dentre muitos outros pontos. Não me lembro se a Prefeitura de Itaguaí, em toda sua história, passou por uma greve (ou qualquer tipo de paralisação), de qualquer tipo, quem souber dizer, envie um comentário, por favor!

Há poucas horas atrás, contudo, recebemos novas informações de alguns filiados sobre como estava sendo a organização do protesto, para nossa surpresa, soubemos que o SEPE local simplesmente encerrou o assunto, sem dar maiores explicações. O pior é que, além disso, esse assunto deixou de ser comentado e até mesmo ganhou status de "assunto proibido". Na prática, o SEPE Itaguaí abafou o caso.


Da água para o vinho....


Em poucos dias, o inconformismo da direção sindical com as práticas trabalhistas da Prefeitura de Itaguaí transformou-se em total militância a favor de tudo o que está ocorrendo na educação na cidade, praticamente "vestiram a camisa" da SMEC. 


Algumas perguntas para consideração:


1) O que de fato ocorreu ao longo desses últimos dias dentro da liderança do SEPE em Itaguaí?


2) O que fez a liderança do SEPE local mudar de opinião num período tão rápido?


3) Por que não foi convocada UMA ASSEMBLÉIA para decidir sobre esse assunto?


4) Qual o medo que a liderança sindical local tem em consultar a categoria sobre as suas ações sindicais?


5) Qual é a dificuldade que os membros da direção sindical tem em se comunicar ou dar satisfações plenas aos seus filiados e colegas da categoria?


6) Ao se movimentar para uma paralisação e depois desmarcar tudo, os interesses dos profissionais da educação foram resguardados?


7) Hoje em dia, o SEPE Itaguaí está defendendo os interesses de quem, afinal de contas? 


Sinceramente passamos a não entender mais nada! Os Blogs são mantidos por professores, por pessoas que estão no dia-a-dia em sala de aula. Mesmo assim, ainda temos a esperança que os colegas da direção do SEPE de Itaguaí coloquem a mão na consciência e repensem seus papéis nesse sindicato e para a categoria. Os Blogs sempre estiveram abertos para o SEPE, infelizmente nunca tiveram interesse nesses espaço, renovamos o compromisso de mante-los abertos.

Profs. Danilo Aguiar e Fabiano Bastos

3 comentários:

  1. Já está mas que na hora do SEPE da explicação para os seus filiados a final conta somos nós que sustentamos e queremos uma posição do SEPE..

    ResponderExcluir
  2. Se necessário, GREVE SIM!!!!!!!!!!!!!!!!! O LULA sempre lutou pelos direitos dos trabalhadores e foi desta forma que o elegemos PRESIDENTE! Somos desta época!!!! O que estamos permitindo que façam conosco???? Onde está a NOSSA UNIÃO???? a NOSSA FORÇA???? Somos muitos trabalhadores...

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER, POR QUE NAO CONVOCAM OS AXILIARFES DE CRECHE. JA QUE NOS PROFESSORES TEMOS FEITO TODO O SERVICO DE AUX. DENTRO DAS CRECHES SEM APOIO. ESTAO SOBRECARREGANDO O FUNCIONARIO E AINDA PRESIONANDO...E VARIOS CONTRATADOS CHEGANDO OU PROFESSORES FAZENDO DOBRAS, QUANDO HA CONCURSADOS A SEREM CONVOCADOS.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!