Projeto para Itaguaí: Ciclovias para a Cidade!

Ciclovias são importantes para o deslcamento dos moradores pela cidade!

Com a urbanização do centro de Itaguaí planejada para ser executada no próximo ano, em 2012, uma questão muito importante ainda não foi devidamente abordada: A instalação de ciclovias nos bairros centrais de Itaguaí e o incentivo ao uso de bicicletas, tanto para o deslocamento da população dentro dos bairros até ao deslocamento casa-trabalho-casa.

A única ciclovia da cidade encontra-se mal localizada e em péssimo estado de conservação!

A única ciclovia existente atualmente na cidade é o que se encontra junto ao terminal de ônibus do centro. Esta ciclovia começa na altura da Rua Santo Inácio (Em frente a ACIAPI) e termina na Rua Um, em frente ao Supermercados Guanabara. Instalado a quase 20 anos, essa isolada ciclovia é a única experiência que a cidade tem em relação ao melhor aproveitamento desse sistema de transporte.

Se a prefeitura incentivasse a população a usar bicicletas para o deslocamento de seus moradores pela cidade, a necessidade do uso de transportes público diminuiria consideravelmente. Esse incentivo pode ser desde a construção de ciclovias, passando pela construção de bicicletários, estrategicamente distribuídos pela cidade e até mesmo com o programa de aluguel de bicicletas(!).

Considerado um sistema barato de transportes que deve ser implantado junto com as ciclovias

Em relação ao programa de aluguel de bicicletas, o conceito é simples! O usuário vai a um bicicletário, coloca uma moeda (valor do aluguel) e tira a bicicleta para deslocar-se. Ao chegar ao ponto final, o usuário coloca a bicicleta novamente no bicicletário próximo e pronto, este estará pronto para ser alugado por outra pessoa! Fica a ideia aos nossos administradores da cidade!

Prof. Danilo Aguiar

3 comentários:

  1. Apesar de ser uma nota "antiga", somente hoje li. Como sou um dos poucos frequentadores das sessões legislativas, sei que o vereador Nisan fez uma indicação para a criação de ciclovias na cidade e também criou uma lei que OBRIGA os estabelecimentos a criarem bicicletários (bancos, shoppings, etc) com segurança suficiente que o usuário possa sair de casa de bicicleta sem ter a preocupação de ficar sem ela. Vocês deveriam procuraro vereador e saber mais detalhes... vou assinar anônimo porque não sei usar a ferramenta abaixo, mas me chamo Marcondes.

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcondes, meu nome é Rodrigo, eu trabalho no prédio da Prefeitura, sou efetivo do concurso, eu moro em Inhoaíba proximo a Campo Grande e venho de bicicleta trabalhar. eu venho pela ciclovia que liga Campo Grande a Santa Cruz e depois pela civlovia do João XXIII até a entrada de CSA, e acho realmente um meio rapido e seguro para os ciclistas. Pena que quando chego em Itaguai tenho que dividir o espaço com caminhões, ônibus e carros, que passam raspando por mim.... mas apoio a implatação da via assim como muitos amigos que usam a bicicleta como transporte...

    ResponderExcluir
  3. O problema é que bicicleta ainda é visto como lazer.
    a prefeitura poderia levar isso mais a serio pq a cidade esta um lixo e abandonada

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!