Série Especial: 2° Parte - A análise dos atuais problemas de infraestrutura nas escolas

Escolas de educação integral possuem espaços exclusivos e adequados para as atividades

Nessa segunda postagem da Série Especial: O ENSINO INTEGRAL na rede municipal - PROBLEMAS e PROPOSTAS para Itaguaí, abordaremos uma questão tocante nas escolas da rede, que é a falta de infraestrutura das unidades escolares para receber e mantes os alunos por todo o período da manhã e tarde. Com disponibilidade de mobiliário na escola de maneira permanente. Facilitando a vida dos funcionários e "oficineiros", quanto a vida dos alunos.

Uma cena muito comum nas unidades da rede é a fatídica virada de tempos, onde os professores da manhã dão lugar aos "oficineiros" do período da tarde. É um verdadeiro drama para esses profissionais, terem que adaptar as pressas as salas de aula para receber os alunos no período vespertino, dentre as atividades, cabe ao "oficineiro" adequar o espaço as necessidades, tais como aulas de teatro, música, artesanato, vídeo, entre outras atividades possíveis.

O grande problema nisso é que esse improviso é prejudicial ao projeto pedagógico em questão. As escolas construídas pelo atual governo municipal são espetaculares quando falamos em educação não-integral. Porém, para manter o aluno dentro de um mesmo ambiente, ao longo de um dia inteiro e também de uma semana inteira, é necessário uma estrutura adicional, além das salas de aula. Estamos falando de infraestrutura educacional.

Como uma escola de educação integral pode desenvolver um projeto de música, se não existe espaço na escola, de forma permanente, para tal ocupação. Como pode o "oficineiro" de música desenvolver uma atividade coerente se este nem possui um espaço própria para tal? O mesmo aplica-se as aulas de artesanato, teatro entre outros...O que estou falando é que não é possível fazer um trabalho sério e coerente sem uma estrutura cercando o profissional e o aluno!

As atividades relacionadas ao "apoio a aprendizagem" são importantes, deveria ser estendida a todas as disciplinas do currículo escolar, pois, são pontos-chave para o desenvolvimento educacionais, cultural e intelectual do aluno. Mesmo nessa etapa de estudo, o conhecimento adquirido abre portas, é importantíssimo para o ingresso em escolas escolas de referência como o CTUR em Seropédica ou mesmo no CETEF.

Na questão cultural e artística, acredito que, se nas unidades escolares houve um trabalho real sendo desenvolvido, poderíamos descobrir muitos novos talentos nas mais diversas áreas como no teatro, na música, no artesanato, nas artes plásticas e nos esportes. Um exemplo simples é do próprio teatro. Quantas escolas da rede possuem oficina de teatro? Muitas! Qual é o trabalho sendo desenvolvido nelas? Não sei! Gostaria de saber se existe algum evento no Teatro Municipal reunindo essa galera...

O que estou tentando explicar ao meu leitor é que não podemos aceitar que o projeto de educação integral promovido pela nossa administração se resuma a dois pilares malditos: Entretenimento e Enrolação. Os alunos precisam está na unidade escolar em atividade e com objetivos, com toda a estrutura montada e adequada. Para o bem do aluno e dos profissionais, precisamos de estrutura real montada nas escolas. 

A questão da informática é ainda mais delicada, não adianta ter computador e notebooks se não existe acesso de internet. A Prefeitura de Itaguaí ainda não tem um projeto real de conexão permanente e rápida para as escolas. É necessário analisar isso. Na próxima postagem da série, abordaremos o tema: Para que serve o ensino integral? Esperamos vocês, até lá!

Prof. Danilo Aguiar

4 comentários:

  1. Gostaria de agradecer ao amigo pelo elogio, estamos juntos nessa caminhada por uma educação de qualidade e com estrutura para melhor atender os alunos e a comunidade. Cabe lembrar que um trabalhador sem as ferramentas adequadas, não consegue fazer milagres! Abraço! Obrigado pelo prestígio!

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  2. Realmente é necessário um local de trabalho apropriado. Só não concordo quando fala que não adianta em nada ter computador se não possui internet. É claro que a internet é muito útil, mas ainda sim é possível ensinar os "Suítes" (Microsoft Office, Officebr) que não precisam de conexão para rodarem.

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  3. Estou lendo agora a matéria e concordo com o que você coloca, Danilo. Porém há questões anteriores em algumas escolas: escolas foram construídas em ruas que não têm água encanada; o abastecimento é feito com carro pipa, o que deve onerar a prefeitura e coloca em dúvida a qualidade da água.
    Outra coisa é que foram recebidos aparelhos condicionadores de ar, mas não tem carga de eletricidade para que funcionem; como não tem ventiladores, as crianças e professores já estão cozinhando. Ainda bem que estamos entrando em férias. Por último, escola de período integral, pois bem; as crianças não podem tomar nem banho! Não há chuveiros nos banheiros nem da pré-escola.
    Educação em período integral não é uma benesse da Prefeitura, faz parte do Plano Nacional de Educação, Estadual e Municipal, mas como foi dito; não adianta jogar as crianças na escola sem um projeto pedagógico sério e integrado. Vamos lá educadores, exigir uma ação integrada e responsável. Esses educandos são o nosso futuro!

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