Vacinação contra raiva em cães e gatos vai até 26/04 em Itaguaí



Na última terça-feira (10/04), teve início em Itaguaí mais uma etapa da campanha contra raiva em cães e gatos, promovida pela Vigilância em Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Governo do Estado. As equipes começaram a ação pelo bairro do Engenho, onde estiveram das 9h às 17h. A campanha segue até o dia 26 de abril, uma quinta-feira. Os animais que não forem vacinados nos dias programados da campanha poderão ser imunizados nas dependências da própria Vigilância Sanitária

Depois de um rigoroso processo de qualificação da vacina, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado autorizou a campanha para 2012 e doou para o município 23 mil doses. Cães e gatos devem ser vacinados, pelo menos, uma vez por ano, a partir dos dois meses de idade. O objetivo da campanha é controlar a raiva canina e felina para não disseminar no município. Senão combatida, a raiva pode passar para o ser humano, principalmente os que possuem animais de estimação. 

Segundo o diretor da Vigilância em Saúde de Itaguaí, Sebastião Jorge Bernardo de Souza, tanto animais domésticos como os de rua, serão imunizados. “Teremos equipes móveis que irão de casa em casa, e quando se depararem com a população errante, irá vaciná-los também. Não temos carrocinha, mas temos equipes volantes”, emenda o diretor. Souza pretende cobrir 100% da meta estabelecida. “Nossa estimativa para este ano é que mais de 25 mil animais sejam vacinados. Os que não forem alcançados nesta primeira etapa poderão entrar na estatística em setembro/outubro quando acontecerá a vacinação nacional”, conta o diretor.

População canina de rua cresce nas ruas da cidade

Ao circular pelas ruas de Itaguaí, é possível se deparar com inúmeros cães abandonados. A cidade ainda não disponibiliza um Centro de Zoonoses, o que é exigido pela Lei do Código de Postura. “Existe um projeto para que isso aconteça. Precisamos de uma zoonose ou canil para fazer o recolhimento destes animais e submetê-los a tratamentos de peles, combater a parasitose, vermifugar, castrá-los e depois colocá-los para adoção”, especula Souza.


Programação:

12/04 – No bairro do Engenho (Rua 18 – próximo à ponte, final da Rua João Plaza Gonzáles, CIEP 497 e Avenida Itaguaí, 156 – em frente ao lava jato)

17/04 – No Centro (Praça Dom Luiz Guanela, Rua Fernando Oliveira, Entrada da Expo e próximo ao Colégio Clodomiro Vasconcelos

19/04 – Jardim Laia (Rua Olavo Vieira de Farias), Parque Paraíso (próximo a E.M. Prefeito Abeilard Goulart)

24/04 – Mesmos locais do dia 19, incluindo Rua Prof. José Moraes Dias

26/04 – Vila Califórina (Próximo ao Salão Paroquial, Quadra de Esportes e Avenida Orleans) e bairro Santana na praça principal

2 comentários:

  1. QUE BOM E IMPORTANTE QUE AS AUTORIDADES DA ÁREA RECONHEÇAM QUE ITAGUAÍ PRECISA E, COM URGÊNCIA, DE UM CENTRO DE ZOONOSE, PRINCIPALMENTE P/ A CASTRAÇÃO DOS ANIMAIS, EVITANDO DESTA FORMA, A PROLIFERAÇÃO DE ANIMAIS ABANDONADOS E DOENTES.

    DEIXO UMA SUGESTÃO P/O DIRETOR SEBASTIÃO JORGE:
    ENQUANTO UM CENTRO DE ZOONOSE Ñ É CRIADO, QUE SEJAM INSTALADOS, EM PONTOS ESTRATÉGICOS DA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS MAIS HUMILDES, UMA ESPÉCIE DE MICROCENTROS, ONDE APENAS SE FAÇAM A CASTRAÇÃO DOS ANIMAIS, ISTO POR SI SÓ, JÁ DIMINUIRIA A POPULAÇÃO DE ANIMAIS ABANDONADOS; E SE POSSÍVEL, FOSSE CRIADO UMA CAMPANHA P/CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS QUE ABANDONAM ANIMAIS NAS RUAS.

    BOA NOITE P/TODOS !!!!

    ResponderExcluir
  2. DEIXO MINHA SUGESTÃO P/O DIRETOR DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE:

    APESAR DA CIDADE NÃO TER UM CENTRO DE ZOONOSE, É POSSÍVEL INSTALAR EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE, MICRO-CENTROS OU ATÉ MESMO UMA ESPÉCIE DE MICRO-CENTRO VOLANTE, OS QUAIS REALIZARIAM CIRURGIAS DE CASTRAÇÃO: 0 ÚNICO MÉTODO QUE PODE RESOLVER O AUMENTO ABSURDO DA POPULAÇÃO DE ANIMAIS ABANDONADOS NA CIDADE; E, SE NECESSÁRIO, TAMBÉM VACINAÇÃO CONTRA RAIVA.

    O INTERESSANTE TAMBÉM É SE FAZER UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ABANDONO DE ANIMAIS, QUE É UM CRIME PREVISTO EM LEI, E OS BENEFÍCOS DA CASTRAÇÃO: EVITANDO DOENÇAS, ELIMINANDO O ESTRESSE QUE O ANIMAL PASSA POR FALTA DE CRUZAMENTO, EVITANDO A SUPERPOPULAÇÃO DE ANIMAIS, COM POSTERIOR ABANDONO E MAUS TRATOS.

    BOA NOITE P/TODOS !!!

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!