Itaguaí - OPERAÇÃO JUNTOS, COMPARTILHANDO CULTURA!!!

Manifesto da primeira reunião 

No dia 04-04-2012 um grupo independente de pessoas se encontrou nas dependências do célula 1 com um propósito comum: dialogar e debater uma forma de pensar a cultura de uma forma mais dinâmica e democrática.


Existe a concordância que o atual modelo praticado na cidade de Itaguaí é ultrapassado. É infelizmente um modelo que privilegia uma “política de balcão” e de ações desarticuladas. O desejo desse grupo de pessoas é que exista uma transição para um modelo que seja de democratização cultural e de democracia cultural. Onde todos possam ver cultura ao mesmo tempo que os munícipes tenham o apoio para produzir a usa própria.

Esta nova política deve ter como princípios os seguintes itens:

- A integração da Política Cultural do Município ao processo de desenvolvimento Local;

- Reconhecer o Pluralismo e a diversidade cultural;

- Levar em conta que o poder público não produz cultura, ou seja, não impõe pautas, estéticas, gostos ou orientação, mas considera a autonomia das diversas manifestações culturais. 
- Descentralização das atividades culturais

- Promover a integração Cultural/Social no âmbito da vida cotidiana

- Compreender a participação da sociedade como principio constitutivo do processo de formulação de políticas culturais.



Ps. A a próxima reunião esta marcada para o dia 18-04 às 18:30 no próprio célula 1. Um convite desde já aos artistas, produtores de cultura e apreciadores.



Eduardo Teffé

3 comentários:

  1. queria agradecer e muito o blog por nos ajudar a divulgar ...só uma pequena observação: embora haja a foto da estação a PREFEITURA por enquanto não tem dado APOIO NENHUM as discussões.

    ResponderExcluir
  2. JOAO DUNS ESCOTO ( DOUTOR SUTIL).6 de abril de 2012 às 21:14

    Gostaria de uma observaçao nao temos apoio nenhum dos orgaos plublicos, entao gostaria que esta foto da casa de cultura fosse trocada,pelo simples fato que eles ainda podem se promoverem sem merecimento nenhum, sao 08 anos de inativadade,merecemos renovaçao cultural!!!!!, viva a cultura,viva artes !!!, que venha o novo ...

    ResponderExcluir
  3. PRÓXIMA REUNIÃO DO OPERAÇÃO JUNTOS DIA 18 DE ABRIL NO CÉLULA 1 ÀS 18:30
    VENHA BATER UM PAPO E SOMAR FORÇAS COM A GENTE SOBRE O DEBATE DE UM PLANO CULTURAL!

    "Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
    A gente muda o mundo na mudança da mente
    E quando a mente muda a gente anda pra frente
    E quando a gente manda ninguém manda na gente!"

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!