Itaguaí: Feira de Ciências do CIEP 329 orienta alunos para o mercado de trabalho

 Feira movimentou alunos e professores do Ciep 329

Por Ana Paula Verly
 
“Conectados ao Futuro” foi o tema da 3ª Feira de Ciências do Ciep Brizolão 329 – Juan Martinho Carrasco, em Itaguaí, realizada nos dias 17 e 18 de novembro. Nesta edição, o evento levou informações sobre trabalho, tecnologia e meio ambiente aos alunos e à comunidade escolar do bairro Brisamar. O objetivo da jornada de palestras e apresentações de trabalhos foi mostrar a importância do conhecimento científico, bem como o acesso às diferentes fontes de informação, para os jovens que concluem o Ensino Médio nos dias de hoje.
 
“Procurarmos integrar o mercado de trabalho com a realidade vivenciada em Itaguaí. No momento, o Ensino Técnico é bastante valorizado. Nós enxergamos essa formação como uma grande alavanca para o crescimento do país e do nosso município. Os alunos precisam estar cientes das oportunidades que surgem com as novas empresas da região”, aponta o professor de Física Willian Cezar.
 
A proposta da feira é desenvolver a autonomia, as habilidades de raciocínio, reflexão e expressão, preparando os alunos para a vida pessoal e profissional. O palestrante Jobert Maciel, da Petrobras, chamou a atenção para a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho – uma opção para recém-formados em busca do primeiro emprego. No primeiro dia, o público também conferiu a palestra sobre Resíduos Sólidos e Urbanos, com Alex Barbosa, graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental.
 
No dia seguinte foi a vez do professor de geografia e especialista em Educação Ambiental Manoel Marques aprofundar os principais assuntos do evento: Tecnologia, Trabalho e Meio Ambiente. O professor abordou a evolução da tecnologia e a necessidade de o homem se aperfeiçoar para minimizar os impactos e aproveitar os benefícios das indústrias que chegam a Itaguaí.
 
“Os alunos ficaram bastante motivados. Houve um grande interesse pelos locais onde podem buscar cursos e diplomas com peso no mercado de trabalho”, comemora Willian Cezar.
 
Aberta com um coquetel, a feira também apresentou experiências na área de Ciências Exatas. Um dos trabalhos que fizeram sucesso foi a maquete de uma casa iluminada com energia eólica, pois o público precisava assoprar para fazer as lâmpadas led se acenderem. O Ciep aproveitou a ocasião para realizar campanhas de prevenção à gravidez na adolescência, com distribuição de preservativos e orientações sobre a camisinha feminina, e espalhar cartazes com dicas de controle da dengue.

“Os participantes apresentaram um trabalho melhor do que o outro. Ano que vem teremos outra edição”, adianta o professor de Física.
 

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!