FIRJAN apresentou projeto de Calçadas Acessíveis para município de Itaguaí


 Exemplo de calçada projetada especialmente para melhor acessibilidade

O Sistema FIRJAN, em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), apresentou no dia 29 de agosto o Projeto “Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível” aos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idosos dos municípios de Mangaratiba, Itaguaí, Seropedica, Paracambi, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O propósito do encontro foi mostrar o andamento do trabalho desenvolvido junto às Prefeituras, para que assim o projeto possa ser acompanhado por cada Secretaria Municipal.

Luiz Gustavo Tavares Guimarães, arquiteto regional da ABCP e coordenador do projeto, explicou que o “Calçada Acessível” tem diversas fases. “Atualmente, ocorre a preparação de uma cartilha explicativa de como o projeto pode ser aplicado na prática. No futuro, há a intenção de que isso se torne um decreto, para que seja seguido pelos municípios”, explicou Luiz Gustavo. Em outra etapa, os participantes farão uma vivência de como é andar em uma cadeira de rodas e, ainda, terão os olhos vendados, passando pelas situações encontradas pelos portadores de deficiência física e visual no dia-a-dia.

O Programa teve início em 2010 e tem como finalidade aprimorar o conhecimento das equipes técnicas e trocar experiências sobre acessibilidade, tendo como objetivo a padronização e a qualidade das calçadas. Essa iniciativa é fruto da parceria entre a FIRJAN e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e conta com o apoio do Ministério das Cidades, o Ministério Público, o CREA-RJ, Sinduscon-Rio, Bloco Brasil e o Núcleo Pró-acesso da FAU/UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título original da postagem

FIRJAN apresentou projeto de Calçadas Acessíveis para municípios da Baixada Fluminense


Leia mais no Site da Baixada

Um comentário:

  1. No projeto acima, como o deficiente visual vai se orientar!!!!.Observa-se que existe na calçada uma grade/rampa para o cadeirante e logo a frente existe um poste na área táctil.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!