Projeto: Um banco popular para Itaguaí
Campinas possui um banco popular específico para atender as mulheres que desejam abrir seu próprio negócio
O Brasileiro é um empreendedor por natureza, sempre quer complementar a renda com um negócio palarelo ou mesmo lançar-se em um negócio próprio. Porém, para todos os casos, falta o principal, que é o recurso financeiro para iniciar o pequeno comércio ou mesmo uma pequena indústria, dependendo do negócio escolhido.
Mas o grande problema desses micro-emprrendedores são os juros praticados pelas instituições financeiras atualmente e a burocracia para se conseguir crédito nas instituições financeiras oficiais. Para resolver esse problema, muitas associações de moradores com o apoio de grandes empresas e governos em diferentes esferas organizaram Bancos Populares em várias comunidades espalhadas pelo país.
Os Bancos Populares são pequenas associações de crédito que oferecem micro-empréstimos a juros de custo para os pequenos empreendedores da comunidade. Esse empréstimo pode variar de R$ 100,00 a 3.000 dependendo do limite máximo estabelecido no projeto, sem muita burocracia, pelo simples fato do banco ter a participação da comunidade, muitos dos seus empréstimos são concedidos na base da confiança.
Os empréstimos servem basicamente para investimento, que varia desde a reforma de uma carrosinha de cachorro-quente até mesmo a aquisição de uma impressora especial para impressão em roupas. Na verdade, os empréstimos funcionam com crédito para aquisição ou reforma dos equipamentos, preveamente citado junto ao banco popular. Em todos os casos, a porcentagem de calote é quase nulo, demonstrando o sucesso desse modelo.
A cidade de Itaguaí está recebendo muitas indústrias, e necessitará de uma gama variada de novos negócios. A população deveria ser incentivada a constituir novos empreendimentos de pequeno porte. A prefeitura poderia lançar um projeto nesse sentido, através de cursos de empreendorismo e com o apoio em créditos junto a instituições financeiras e bancos populares, no futuro, os Itaguaiense terão uma escolha: ser empregado ou ser patrão também.
Prof. Danilo Aguiar
GOSTO MUITO DESSA IDÉIA! SÓ ACHO QUE ELA É MAIOR, UMA AGÊNCIA DE FORMENTO PODERIA INCENTIVAR ATÉ EMPREENDIMENTOS DE MÉDIO PORTE...
ResponderExcluir