Pescadores de Itaguaí aderem ao turismo náutico

Chegada de grandes empresas ao município oferece opções além da pesca.
 
A pedido dos pescadores de Itaguaí, que agora decidiram fretar suas embarcações para fazer turismo, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semaap) do município abriu 120 vagas para o curso de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) da Marinha. Depois de passarem por um período de qualificação, 35 desses profissionais do mar já receberam o título de MAC, que lhes dá o direito de praticarem o turismo náutico. Até o fim do ano, o restante dos inscritos deve poder se registrar junto à Capitania dos Portos.
 
A demanda para o fretamento de embarcações tem crescido com a diminuição da área de pesca, consequência da chegada de grandes empresas a Itaguaí. Para a diretora de Pesca da Semaap, Priscila Massi, essa prática, recente no município, agora está sendo regularizada. “Nos últimos cinco anos, essa modalidade de turismo vem crescendo, porque os pescadores que não querem abandonar o mar, veem no frete de seu barco a esperança para ter uma fonte de renda extra”, afirma Priscila.

É o caso do pescador artesanal Davi Machado Segurasse, de 45 anos. Morador da Ilha de Quatiquara, em Itaguaí, onde vivem cerca de 20 famílias, Davi tem investido no fretamento de seu barco desde 2007. Ele conta que, antes da chegada das empresas, costumava capturar mais de três toneladas de pescado por mês. Hoje em dia, mal consegue pescar 500 kg. “Com a redução da área de mangue, a solução para quem tem barco é ganhar um dinheirinho extra, fazendo o transporte de engenheiros e operários”, explica o pescador, alegre por ter regularizado seu trabalho com a carteirinha de MAC.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!