Projeto: O sistema de tratamento de esgotos para o município de Itaguaí

Cidade receberá novo centro de tratamento de esgotos

Nesse quarto capítulo da série especial: Projetos e problemáticas na Prefeitura de Itaguaí, iremos abordar o projeto do Sistema de Tratamento de Esgotos para o município de Itaguaí. O governo municipal está nesse momento, empenhado em adquirir recursos para a implementação da maior intervenção urbana que a cidade terá nos próximos anos.

Primeiramente, pelo que entendi, o secretário de obras está empenhado em encaixar o projeto do sistema de esgotos da cidade dentro do PAC 2 (Programa de Acerelação do Crescimento) do governo federal. Assim, a cidade receberá recursos para a construção de uma rede completa de captação de esgotos domésticos e a construção do centro de tratamento de esgotos.

Segundo o secretário de obras, Jack Fernandes, apesar do projeto ainda está num estágio de maturação, já há uma idéia inicial de como será a rede de captação de esgotos e relativo ao tratamento do mesmo. Primeiramente, o sistema de captação será colocado e mantido em separado do sistema de escoamento de águas pluviais.

Assim, a atual rede de esgotos é mantida para escoamento das águas das chuvas, poucas cidades no Brasil adotam essa divisão, nossa cidade será a primeira no estado do Rio de Janeiro a adotar essa prática.

Em relação ao tratamento de esgotos, com a rede sendo instalada exclusivamente para esgotos domésticosa idéia seria trocar a construção de um mega centro de tratamento de esgotos por pequenos centros de tratamento de resíduos, distribuindo-os por bairros e regiões da cidade.

Mas essa idéia de descentralização ainda é muito embrionária, a medida que os projetos forem sendo maturados, poderemos ver melhor como ficará o projeto final da rede de tratamento de esgotos da cidade. E pensar que a alguns anos, o simples fato da rua ter asfalto já era um luxo, agora, a cidade planeja até sistema de recolhimento exclusivo de esgoto doméstico.

Prof.  Danilo Aguiar

Um comentário:

  1. Pelas normas Técnicas, realmente a rede de águas servidas (cloquiais)devem ser separada da rede de águas pluviais. Portanto a mesma tem um menor diâmetro que a rede de pluviais. Em Santa Cruz quando eu então Presidente da Associação de Moradores nos anos 80, mas precisamente em 1986. Consegui trazer para minha comunidade o projeto que havia na CEDAE de eliminação de valas negras quando era então governador o Sr. Leonel Brizola. E simultaneamente consegui dentro do Conselho Governo Comunidade (C.G.C.) da Prefeitura do Rio de Janeiro, quando era então Prefeito o Sr. Saturnino Braga, a deliberação como obra prioritária em Santa Cruz o escoamento de águas pluviais e asfaltamento das Ruas Bominal e da Verdade. Quando um certo engenheiro do Departamento de Conservação e Obras anos após veio a minha comunidade ficou um tanto admirado pela obra ali realizada, dizendo que até aquele momento nunca tinha visto isto tal, em ruas dessa parte da zona Oeste. É como em Santa Cruz não tem estação de tratamento de esgoto (ETE) acabaram injetando a rede de esgoto na galeria de águas pluviais, bem próximo ao desembocamento que é feito do Rio Itá.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!