Você pode sair candidato a prefeito de Itaguaí!

Se você tem mais de 21 anos, sabe ler / escrever e está com suas obrigações militares (no caso dos homens) e eleitorais, nada te impede de almejar a cadeira de prefeito da cidade de Itaguaí (!). Em plena era digital, ser conhecido pelos outros no meio político não é mais uma exclusividade para poucos em círculos fechados. Agora, qualquer um pode escrever, discutir e expressar suas idéias, e o melhor, ser visto por muitos sem a necessidade de grandes gastos eleitorais.

Num momento em que alguns eleitores já estão declarando-se pré-candidatos a sucessão ao governo municipal, isso há 15 meses do pleito de 2012. Nesse momento, posso dizer se medo de errar que todos os eleitores da cidade de Itaguaí podem se considerar pré-candidatos a prefeito de Itaguaí! Pelo simples motivo que ainda não começou o processo eleitoral, ora, todos os eleitores estão habilitados a entrar no processo.

Se você se animou com a possibilidade de comandar pelos próximos anos a nossa cidade, citarei 10 passos para você, futuro prefeito da cidade, lançar-se pré-candidato com o objetivo de fazer-se conhecido pelos outros pelas suas idéias e pelo seu conhecimento profundo na cidade de Itaguaí.


1) Monte perfis em redes sociais e procure o maior número de "amigos" possíveis.

2) Faça parte de grupos de discurssão política na internet e participe das reuniões.

3) Comente e debata sobre os temas propostos, sempre propondo soluções.

4) Estude Conceitos de planejamento e gestão urbana.

5) Estude conceitos de administração pública.

6) Estude a cidade.

7) Escreva um programa de governo.

8) Monte um blog mostrando seu programa e suas idéias, divulgue-as.

9) Busque um partido político que combine com seu programa de governo e suas idéias.

10) Monte uma rede de amizades profissionais: Advogados, administradores, jornalistas...

A probabilidade de sua candidatura não passar da 1° fase (pré-candidatura) é de 99,99%. Porém, a sua decisão de seguir esses passos podem influenciar, e muito o programa de governo e as decisões do futuro prefeito eleito de Itaguaí em 01/01/2013. Ou seja, o pré-candidato que seguir essas regras pode até não ganhar a eleição, mas contribuirá para o debate político na cidade com suas idéias e opiniões.

Prof. Danilo Aguiar

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!