TV Educativa de Itaguaí comemora 10 anos no ar

Pouca gente sabe que há exatos 10 anos entrava no ar a primeira estação de televisão da cidade, a EcoTV Canal 19 UHF de Itaguaí. Essa emissora era e ainda é mantida até hoje pela Fundação Cultural de Radiodifusão Educativa Costa Dourada, com sede em Curicica - Jacarepaguá (RJ).

Segundo o Ministério das Comunicações, esse canal fazia parte de uma antiga categoria de emissoras, as retransmissoras mistas educativas que ao contrário das grandes geradoras, só podiam acrescentar até 15% de programação local de interesse público, daí, a importância desse canal para a cidade. Em 2002, essa modalidade de concesão de TV foi extinta, porém todas as emissoras já outorgadas mantiveram essa autorização especial, inclusive a emissora de Itaguaí.

A princípio, a fundação mantenedora até que cumpriu as primeiras fases de implantação da futura emissora de TV, instalando, ligando o transmissor e assinando a afiliação do futuro canal a TV Cultura de São Paulo, porém, de forma abrupta não foi dado continuidade ao processo, com a implantação definitiva da estação de televisão na cidade.

Ao contrário da proposta original, a Fundação Costa Dourada passou a alugar o canal a emissoras de toda sorte, já passaram pelo canal 19 UHF de Itaguaí ao longo desses 10 anos a TV Cultura (onde originalmente a ECOTV seria afiliada), a RBN de Manaus (ligada a Assembléia de Deus) e agora, pelo que sei, a CNT (pelas mãos da Igreja Mundial).... ou seja, a proposta original de instalar um pequeno canal educativo foi abandonado por completo por essa entidade.

Apesar da modalidade de transmissão mista educativa já não existir desde 2002, como já foi dito, muitas emissoras na mesma situação estão transmitindo até hoje a cota de 15% sem problemas, pois, são beneficiadas pelo instituto do direito adquirido.

A cidade precisa mais do que nunca de uma emissora de televisão, tanto para informar a população das notícias de interesse local quanto para mostrar a população que a cidade é mais do que uma simples cidade portuária...assim, o itaguaiense passará a se ver na tela da TV.

Prof. Danilo Aguiar

2 comentários:

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!