Futuro trem bala pode passar por Itaguaí!

Futuro trem bala poderá passar pelo território itaguaiense


Apesar de ser ainda muito prematuro falar sobre o trem de alta velocidade (TAV), já é possível pressupor qual será o trajeto dessa nova via de transporte (que ligará Rio de Janeiro - São Paulo - Campinas). De acordo com vários pré-projetos disponíveis, em quase todos, o trajeto do trem bala passará pelo território itaguaiense, na altura das localidades do Carioca e Saco da Prata, no distrito de Ibituporanga.

Os trajetos balizam sob premissa de que os comboios ferroviários precisaram de um subida mais suave pela Serra do Mar em direção a São Paulo. Assim, a única "janela" topográfica que tornará possível a viabilidade de um traçado para ferrovia seria pelo nosso território.

A notícia ruim, é que o trem bala somente terá uma estação intermediária dentro do estado do Rio de Janeiro, poderá ser Barra Mansa ou Resende, ainda a ser definido em projeto final ainda não aprovado.


Prof. Danilo Aguiar

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!