Justiça autoriza Itaguaí a enviar lixo para novo Aterro de Seropédica

Título original:
"MP notifica três municípios para que levem lixo para centro de tratamento em Seropédica"

Um mês depois da inauguração da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Seropédica, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está exigindo o encerramento de lixões e de aterros inadequados da região. As prefeituras de Seropédica, Itaguaí e de Mangaratiba já foram notificadas. Elas não estavam usando a CTR e mandavam seus detritos para vazadouros que não têm os cuidados ambientais necessários. As prefeituras de Carmo, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, Búzios, Cabo Frio, Itaboraí, Maricá, Tanguá, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Guapimirim também deverão receber notificações ao longo da semana.
"Somos obrigados a tolerar lixões enquanto não se constroem aterros com a destinação adequada. A CTR de Seropédica já está recebendo lixo do Rio, e não há razão para que não receba de Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba, que ficam no entorno."

- Somos obrigados a tolerar lixões enquanto não se constroem aterros com a destinação adequada. A CTR de Seropédica já está recebendo lixo do Rio, e não há razão para que não receba de Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba, que ficam no entorno - disse Marilene Ramos, presidente do Inea.

A prefeitura de Seropédica já começou a mandar seu lixo para a CTR da cidade. O secretário de Meio Ambiente da cidade, Ademar Quintella, no entanto, critica a localização do aterro sanitário e o envio de lixo do Rio para o local.

- Sou obrigado a jogar lixo na CTR para não incorrer em crime ambiental. Porém, espero que sejam adotadas novas tecnologias, como incineração para geração de energia e reciclagem - disse Quintella.

O secretário de Ambiente de Itaguaí, Jaílson Barboza Coelho, também criticou a CTR, mas reconheceu que seu município não tem os mesmos cuidados ambientais de Seropédica:

- Mandaremos o lixo para Seropédica em junho.

A Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ) também foi notificada pelo Inea e terá que explicar qual a destinação de seu lixo. Uma foto de um caminhão da UFRRJ jogando resíduos num aterro controlado em Seropédica, que não tem cuidados ambientais adequados, foi publicada na coluna "Extra, Extra", de Berenice Seara.

Em nota, a Rural informa que "o recolhimento de resíduos sólidos é feito por uma parceria com a prefeitura municipal de Seropédica. A UFRRJ cedeu o caminhão e motorista; já os recolhedores de lixo são servidores da PMS". O lixo e os efluentes do laboratório, por sua vez, são recolhidos por uma empresa especializada, de acordo com o reitor Ricardo Miranda.


Cláudio Motta / O Globo

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!