Conheça os 10 grandes empreendimentos programados para 2012 em Itaguaí

Apesar da cidade de Itaguaí está sendo contemplado com vários grandes emprrendimentos, mais não é só isso, muitos outros novos empreendimentos já estão sendo planejados. A seguir, citarei pelo menos dez desses empreendimentos, que certamente movimentará a região, abrindo milhares de postos de trabalho, espero que dessa vez, a população local tenha maiores oportunidades de trabalho do que vem tendo até então... citaremos agora:

1) Duplicação da RJ 099 (Reta de Piranema) - Será duplicado o trecho da estrada entre o CIEP-300 (Cruzamento da Rodovia Rio - Santos) e o KM 42 da Antiga Estrada Rio - São Paulo.

http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro1115.nsf/90576c979f5b30d3832566ec0018d81e/359ea7e7775712fa8325783a0061a37c?OpenDocument


2) Usina Termelétrica de Piranema - Terá capacidade para produção de 800 Mw e será movida a gás. Será instalada junto ao Canal do São Franscisco, no final da Reta do Santa Rosa na localidade da Valinha, ainda em território itaguaiense.

http://jornal-correiodenoticias.blogspot.com/2011/02/termeletrica-sera-construida-em-itaguai.html

3) Arco rodoviário - Já está marcado para o início de 2012 a entrega do trecho Dutra - Porto de Itaguaí. Abrindo uma nova via de acesso a cidade.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=981418


4) Urbanização do centro da cidade - Após a duplicação da principal avendida da cidade, agora, a prefeitura terá que mexer no ponto mais importante, a urbanização do centro da cidade, que atualmente sofre com o transito.

5) Aeroporto de Cargas - Será instalado no espaço onde inicialmente seria destinado ao polo petroquímico.

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI172271-16355,00-PETROBRAS+QUER+INAUGURAR+PORTOS+E+AEROPORTOS+ATE.html

6) Polo de apoio logístico do pré-sal - Já foi confirmado que a cidade de Itaguaí receberá o polo onde será a base de apoio para a exploração do petróleo em águas profundas, o espaço destinado a instalação da estrutura ainda não foi definida.

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/05/02/petrobras-preve-operacao-13-plataformas-no-pre-sal-da-bacia-de-santos-ate-2017/

7) Reativação do transporte ferroviário de passageiros - A Supervia já iniciou o levantamento técnico para a reativação do ramal de Itaguaí, com a produção de laudos técnicos e o orçamento.

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/05/02/petrobras-preve-operacao-13-plataformas-no-pre-sal-da-bacia-de-santos-ate-2017/


8) Estaleiros para navios pesados - Confirmado para 2012 o início da construção do maior estaleiro do país, destinado a produção de navios de maior calado na Ilha da Madeira. Porém, a exemplo do pólo do pré-sal, ainda não foi definido o lugar para a instalação do empreendimento.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI3049888-EI8139,00-Maior+estaleiro+do+Pais+sera+construido+em+Itaguai.html

9) Novo terminal para minério de ferro - Até o fim de 2011, a DOCAS leiloará parte dos seus terrenos na Ilha da Madeira para a instalação de um novo terminal para o porto.

http://www.portosenavios.com.br/site/noticiario/portos-e-logistica/9610-itaguai-tera-novo-terminal-para-minerio-de-ferro


10) Polo empresarial da cidade- A região onde localiza-se o Shopping Patio Mix, CEFET e SENAI receberá outros emprrendimentos comerciais como hotéis de luxo, hipermercados e vários empreendimentos empresariais, além da ampliação física do shopping já existente.

Agora, é só aguardar se todos esses empreendimentos sairão do papel e se além dessa lista outros podem ser acrescentados. Só falta saber se a cidade terá espaço para receber tantos empreendimentos. Hoje, o grande desafio será conciliar crescimento econômico com bem estar social.


Prof Danilo Aguiar

Um comentário:

  1. Queria saber qts desse empreendimentos foram executados em 2012...ein?? Deviam fazer uma reportagem mostrando o que acontece, pq todas as previsões não se concretizam. Será que os políticos são otimistas demais, o então são mentirosos mesmo?

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!