Acordo assinado pela Prefeitura de Itaguaí garante pagamento a 466 trabalhadores da TRISTARS


Município depositará mais de meio milhão nas contas dos trabalhadores


O prefeito Weslei Pereira, na presença de 60 trabalhadores da empresa Tristars e do representante do Sindicato dos Empregados de Empresa de Asseio e Conservação, assinou o termo que garantiu o pagamento a 466 trabalhadores que estavam com os salários atrasados pela empresa de lixo. Com a celebração do ato, a Prefeitura depositou, diretamente na conta dos funcionários, R$535 mil referente ao mês de abril. Em 48 horas, os valores poderão ser sacados pelos funcionários.

O TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado entre a Prefeitura, o Ministério Público do Trabalho, o Sindsprev e a Tristars foi assinado no gabinete do prefeito e também garantiu os valores relativos à contribuição previdenciária e o FGTS. Sensibilizado com a situação dos trabalhadores, o prefeito não mediu esforços, junto com a Procuradoria, para encontrar uma solução para o caso. Segundo ele, o melhor caminho foi fazer o crédito em nome dos trabalhadores.

- Ficar sem salário é uma coisa muito ruim e difícil, uma vez que traz vários transtornos. Esta assinatura corrige uma obrigação que é da empresa Tristars, trazendo um alento a todos - explanou Weslei, ressaltando também que a Prefeitura não está em atraso com a Tristars, uma vez que o contrato foi suspenso por irregularidades e pelo não cumprimento de medida judicial.

Para Ricardo Bailly, Procurador Geral, o depósito em conta dos empregados é um fato raro no Brasil.

- Tomamos essa medida para evitar que os valores deixassem de ser repassados pela empresa – ressaltou. Ele disse ainda que o atraso não se justifica, porque a empresa coletora de lixo tem que comprovar saúde financeira por 90 dias, mesmo sem que ela não receba.

Para Wallace Roberto da Silva, 20 anos, o pagamento será um alívio:

- Estou com a pensão alimentícia em atraso e com o dinheiro posso quitar a dívida e suprir minhas necessidades básicas, disse.

O gari, Samuel de Oliveira, 62 anos, que há nove anos trabalha na limpeza da cidade, falou que ficou mais tranquilo com o acordo. Segundo ele, agora poderá pagar suas dívidas. De acordo com José Martins de Oliveira, presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação, o prefeito teve um gesto nobre que trouxe satisfação aos trabalhadores.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!