CONHEÇA o ENCCEJA - Com 18 anos de idade, FAÇA a avaliação e CONCLUA o ENSINO MÉDIO - Com 15 anos de idade, faça a avaliação e CONCLUA o ENSINO FUNDAMENTAL - Ideal para quem está ATRASADO nos estudos - Inscrições de 16-27/04 - Todas as informações, APOSTILAS para estudo e inscrições, CLIQUE AQUI!


Foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) as datas de aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto - ENCCEJA 2018. O edital completo do exame pode ser conferido neste link.


Datas das provas

As provas do ENCCEJA nacional estão programadas para o dia 5 de agosto, enquanto que as do ENCCEJA Exterior serão no dia 16 de setembro de 2018. Vale salientar que, independente da localidade, o horário seguido deverá ser o de Brasília. Está prevista a divulgação dos resultados para o último trimestre deste ano.

As provas voltadas para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) acontecerão em setembro de 2018, conforme o seguinte escalonamento: ENCCEJA Exterior PPL - entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018 e ENCCEJA Nacional PPL - entre os dias 18 e 19 do mesmo mês.

A presidente do INEP, Maria Inês Fini, declarou que a mudança da data de aplicação da prova foi feita conforme pedido dos jovens, lembrando que haverá emissão do certificado em outubro deste ano. O ministro Mendonça Filho, por sua vez, informou que nos próximos dias estará divulgando o edital do ENEM para 2018 e também o calendário e alterações direcionadas ao ENCCEJA.

Inscrição

Os participantes poderão se inscrever no ENCCEJA Nacional 2018 a partir das 10 horas do dia 16 de abril de 2018 até às 23h59min de 27 de abril de 2018, conforme horário de Brasília. No período de 30 de abril a 4 de maio os pedidos para atendimento por nome social estarão sendo recebidos.

O exame

O ENCCEJA é um exame voluntário e gratuito voltado para jovens e adultos que não tiveram como concluir os seus estudos na idade apropriada segundo o nível de ensino. Este exame possui uma idade mínima exigida, desse modo, para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental é necessário ter 15 anos completos na data de realização do exame e para conseguir a certificação de conclusão do ensino médio é preciso ter 18 anos completos.

Para garantir a certificação o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e o mínimo de cinco pontos na prova de redação. Caso o interessado tenha alguma dúvida quanto as exigências para obter a certificação do ENCCEJA poderá visitar o portal do MEC (http://portal.mec.gov.br/encceja).

O INEP é responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas do ENCCEJA, no entanto, a certificação é incumbida às secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que assinaram o termo de adesão ao ENCCEJA com o INEP. No momento da inscrição, o participante deverá selecionar a instituição certificadora para solicitar a certificação de proficiência. Caso o participante tenha alguma declaração parcial de proficiência, este estará liberado de realizar a avaliação na área que já possui proficiência comprovada.

O ENCCEJA é composto de quatro provas objetivas com trinta questões de múltipla escolha em cada prova e uma redação. As áreas de conhecimento do ensino fundamental que serão avaliadas são: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação, história e geografia. As área do ensino médio são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias.

Edição com informações do Portal do MEC

Divulgação: Concursos no Brasil

COMUNIDADES DO FACEBOOK - RIO DE JANEIRO


Empregos - Jovem Aprendiz - Estágios - RJ -https://www.facebook.com/groups/15252767510650

Técnicos de Enfermagem, Cuidadores e Profissionais da Saúde RJ - 


Pesquisadores, Mestres e Doutores RJ - https://www.facebook.com/groups/1263576947067285/

COMUNIDADES DO FACEBOOK - SÃO PAULO

Concursos Públicos SP 

Técnicos de Enfermagem, Cuidadores e Profissionais da Saúde SP 

Empregos, Jovem Aprendiz e Estágios SP 

Pesquisadores, Mestres e Doutores SP

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!