Opinião: Pela PRIMEIRA VEZ a cidade de ITAGUAÍ possui simultaneamente um DEPUTADO FEDERAL (Alexandre Valle) e um DEPUTADO ESTADUAL ( Aramis Brito, do grupo de WESLEI PEREIRA) - O que poderia ser o MELHOR CENÁRIO para o município, torna-se o PIOR CENÁRIO pois Charlinho tem interesses divergentes de ARAMIS/WESLEI e ALEXANDRE VALLE (Escrito por DANILO AGUIAR)

Pela primeira vez na história do município de Itaguaí, a cidade possui simultaneamente um deputado federal e um deputado federal, Alexandre Valle e Aramis Brito respectivamente. O que seria o melhor cenário político da história de nossa cidade, virou uma enorme dor de cabeça para os moradores

Ocorre que o prefeito Charlinho não fala a mesma linguagem, nem tem qualquer afinidade política, ou mesmo um minimo diálogo, com os deputados naturais do município. PIOR, os deputados e o prefeito são de grupos políticos completamente distintos. Ambos tem ascendência a cadeira de prefeito e nunca esconderam isso. E esse posicionamento político incomum entre os três e a intransigência do prefeito em entender a necessidade de diálogo pode ser ruim para a cidade. O que podia ser um momento importante para a captação de verbas se tornou um pesadelo. Como resultado, a cidade não tem expectativa de capitalizar, junto a essas portas junto a esfera estadual e federal, integralmente em verbas e emendas orçamentarias

ALEXANDRE VALE - Deputado Federal eleito em 2015, extremamente ativo na Câmara Federal, notabilizou-se por captar verbas federais para a cidade. Com emendas orçamentárias federais direcionadas principalmente para setores como Saúde e Assistência Social, mas também em outras áreas e setores de importância da cidade. Calculadas em aproximadamente R$ 17 milhões. Infelizmente uma parte das emendas orçamentárias se perdeu devido a inércia do poder local. Muitas vezes a emenda orçamentária estava pronta para ser sacada mas a Prefeitura, principalmente durante o governo Weslei Pereira, preferia ignorar a destinação, não apresentando projeto, devido a simples disputa de "EGO's". Afinal de contas, sacar o dinheiro e usar a verba significaria, aos olhos do grupo político de Weslei, fazer propaganda política para o concorrente nas eleições. Agora, com Charlinho como prefeito, as disputas poderão ficar ainda mais acirradas, com Alexandre Valle destinando verbas e emendas orçamentárias e a Prefeitura sob comando de Charlinho podendo terminar ignorando-as.

ARAMIS BRITO - Deputado Estadual suplente, tomou posse nessa semana na Assembleia Legislativa devido a licença de seu titular. Representante do grupo político LIDERADO por WESLEI PEREIRA. Foi candidato a Prefeito em 2012 sendo posicionado em 3° lugar. Em 2015 foi alçado ao posto de suplente de Deputado Estadual. Em 2015, foi nomeado Secretário de Assistência Social no governo Weslei Pereira e em 2016 foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada pelo Weslei. Com a posse para deputado estadual, espera-se que Aramis Brito use o espaço que alçou para captação de verbas para a cidade. Espera-se, né? Pois é. Aramis Brito, pertencente ao grupo político liderado por Weslei não possui qualquer intenção em tornar o governo Charlinho mais fácil. Ao contrário, usarão qualquer meio de inviabilizar o governo Charlinho. Não medirão esforços para avacalhar o governo Charlinho, se possível. E no meio dessa guerra política, não pensarão duas vezes em alcançar os objetivos propostos, que é o retorno do grupo a Prefeitura de Itaguaí. Talvez, até mesmo em prejuízo da cidade.

CHARLINHO - Prefeito atual, tomou posse em 01/01 e já exerceu por quatro mandatos completos (Mangaratiba e Itaguaí) como prefeito anteriormente. É líder de um grupo político com ramificações dentro e fora da cidade. Sua linha de contatos e amizades extrapola o nível estadual chegando a Brasília. Membro histórico do PMDB tem acesso fácil a todos os setores do partido. Cultivou a fama de gestor pleno e usou a passagem anterior na Prefeitura de Itaguaí como pano de fundo para sua reeleição. Com todo esse porrifólio pessoal, não é difícil entender que o perfil de Charlinho não dá margem ao diálogo, mesmo em se tratando da emergencialidade gerada pela crise econômica. Chamar os deputados da cidade para dialogar um modo para salvar o município é o mesmo que declarar fraqueza política, e isso jamais ocorrerá. Charlinho prefere captar verbas usando o próprio portfólio de contatos em detrimento de ajuda externa, mesmo se a cidade precisa-se disso.

Finalizando, temos um momento único na cidade. Muitos itaguaienses nasceram e sonharam em ver esse momento mas não tiveram a oportunidade de ver a cidade representada na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Nós temos essa oportunidade mas o momento político é ruim. O prefeito e os dois deputados natos de Itaguaí não conseguem falar a mesma linguagem e isso é ruim. Esse não é o momento da falta de diálogo mas o momento para dialogar, frente ao caos econômico e financeiro administrativo. 

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!