GOVERNO CHARLINHO começa com os mesmos problemas do passado: A FALTA DE COMUNICAÇÃO - Informações oficiais chegam por vias não-oficiais - Sem site oficial, sem página nas redes sociais e INFORMAÇÕES chegam por terceiros - Será que voltamos ao ano de 2012 na PREFEITURA DE ITAGUAÍ? - Voltaremos a CAÇAR as informações como eram no passado? (Prof. Danilo Aguiar)

Já dizia o velho guerreiro Chacrinha: "Quem não se comunica, se trumbica". Infelizmente, as primeiras 72 horas de governo Charlinho à frente da Prefeitura de Itaguaí repetiram um aspecto que, diga-se de passagem, largamente documentado neste e em outros blogs no passado. Desde àquela época, apoderávamos como negativo em sua primeira passagem no executivo municipal (2005-2012): A Falta de Comunicação.

Lógico que este blog não quer o impossível, (que seja levantada uma máquina de comunicação em menos de 3 dias em meio ao caos instalado na prefeitura), mas que se estabelece-se um canal confiável de comunicação. E esse canal pode ser pelo reaproveitamento do site de prefeitura, ou com o estabelecimento de um canal nas mídias e redes sociais. O que não pode é as pessoas terem acesso aos decretos e resoluções por meio de "printagem" de terceiros em canais não-oficiais.

E esse ponto, referente a falta de comunicação, ou mesmo, de não dar o devido valor a esse instrumento, que marcou negativamente a primeira passagem do Charlinho à frente da Prefeitura de Itaguaí. Naquele período, quando outras prefeituras já possuíam sites para divulgação de informações (como os Jornais Oficiais), a nossa cidade ainda vivia no tempo de que precisávamos "caçar" os Jornais Oficiais sem nenhuma garantia de obtê-las.

Os governos Mota e Weslei, apesar de temerários, usaram fortemente as mídias sociais para promover-se, contudo, também foram responsáveis pela divulgação contínua dos Jornais Oficiais, algo que não ocorreu no governo anterior. Me incomoda muito ver, novamente, as informações chegando, inclusive de decretos assinados, sendo divulgados por mídias não oficiais e imagens registradas de maneira não oficial.

Mas não me incomoda a galera que busca essas informações, registrando-os e divulgando. Como blogueiro fiz muito isso no passado e a galera que está fazendo agora faz um importante trabalho. Me incomoda é ver o governo, em pleno 2017, de novo usando desse recurso de divulgação tão arcaico. Colar decreto na portaria da prefeitura ou enviar manualmente resoluções via diretores não me soa como recurso adequado de divulgação de informações e transparência. 

E quando falamos de 2017, estamos falando de um tempo onde a falta de comunicação adequada desestabiliza um governo. E a falta de um meio de comunicação direta entre o governo e o funcionalismo municipal pode levar a inviabilização de um governo. Exemplo maior foi nossa própria cidade onde dois governos (Mota e Weslei) se inviabilizaram quando a comunicação e diálogo entre as partes deixou de existir.

PORTANTO, o governo Charlinho começou com o mesmo problema persistente em suas administrações passadas: A falta de comunicação adequada entre o governo e a sociedade. Não há governo estável hoje sem o devido diálogo direto entre o chefe do executivo e seu funcionalismo. O governo que acha que pode governar sem comunicação e diálogo, tende a cair em desgraça. Espero que Charlinho tenha aprendido a lição deixada pela população em 2012.

Prof. Danilo Aguiar

2 comentários:

  1. ������������������������������������
    Coragem para falar o que deve ser falado, é isso. Agora, complicado Danilo é ver pessoas querendo tapar o sol com a peneira defendendo uma situação na minha opinião sem defesa. Já sabiam dá situação do município, então, penso que deveriam manter um canal de comunicação para no mínimo tirar os funcionários dá aflição em que se encontram. São chefes de família que merecem no mínimo uma satisfação, uma data para recebimento dos salários, afinal ninguém vive de brisa e os credores não perdoam dívida, a ligth corta luz, etc... Etc...
    Quando concorreram já sabiam dá situação, então é resolver os problemas ou resolver.
    Canal de comunicação é o mínimo em um momento como esse.
    ���������������������������� Para vc Danilo.
    Pronto falei.

    ResponderExcluir
  2. Danilo. Acompanho suas postagens com frequência aqui no blog e concordo com tudo que falou desses últimos 3 governos. Não moro nesse município, mas que sou servidor e nele vejo uma decadência de informações absurda. A começar pela eleição de 2017 que para muitos dessa prefeitura não valeu de nada. Nós merecemos mais respeito, se o prefeito não tiver nossa ajuda estará perdido, mais também o que esperar de um condenado. É uma pena esse município ultrapaçar o fundo do poço entrar em uma via sem volta. Essa galera ai pode ser inteligente, técnica e orientada mais se não respeitar os servidores e o povo com certeza não iram durar muito tempo e eu serei o primeiro a denunciar as bandaleiras.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!