PRE/RJ encaminha à Promotoria Eleitoral parecer sobre inelegibilidade de PREFEITO DE ITAGUAÍ - Pela interpretação do PRE, o julgamento do TRF em 30/11 ocorreu depois da ELEIÇÃO e CHARLINHO estava ELEGÍVEL no dia da votação - Só Haveria chance de novas eleições SE não houvesse mais a possibilidade de recursos por parte de Charlinho - RESUMO: Ele será diplomado! (Postagem distribuída pelo MPF)

TÍTULO ORIGINAL DA POSTAGEM DO MPF

"PRE/RJ encaminha à Promotoria Eleitoral parecer sobre inelegibilidade de prefeito de Itaguaí"


Charlinho foi condenado pelo TRF2 a mais de 14 anos de prisão por compras de ambulâncias

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) encaminhou à Promotoria Eleitoral de Itaguaí um parecer, não vinculativo, em que opina sobre a condição de inelegibilidade do prefeito eleito de Itaguaí, Carlos Busatto Júnior (Charlinho). Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), no último dia 30 de novembro, a 14 anos e oito meses de prisão por crimes de fraude à licitação, corrupção passiva e associação criminosa (proc. 20135101800955-8) praticados na compra de ambulâncias para os municípios de Itaguaí (governado por Charlinho entre 2005 e 2002) e Mangaratiba (1997-2004). Como o candidato foi reeleito com 40,18% dos votos válidos, surgiram questionamentos quanto a sua elegibilidade após a condenação.

Uma das questões enfrentadas pela PRE foi quanto à impossibilidade da coligação do segundo colocado nas eleições de Itaguaí ajuizar um Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) de Charlinho. A Procuradoria interpreta que, em princípio, a coligação não possui legitimidade, considerando o que dispõe a lei das eleições. Entretanto, qualquer partido político poderia ingressar com um RCED.

Entretanto, assinala a PRE, na mesma linha de entendimento recente do vice-procurador-geral Eleitoral, Nicolao Dino, que a inelegibilidade superveniente de qualquer candidato eleito só pode ser aferida até a data da eleição e não da diplomação. Assim, para a PRE, eventual RCED não se aplicaria ao caso de Charlinho, já que o julgamento do TRF2 (em 30/11) ocorreu após o dia das eleições (30/10) e o candidato era elegível na data da votação.

Para a PRE, só haveria chance de novas eleições após o trânsito em julgado da sentença condenatória de Charlinho (quando não há mais possibilidade de recursos por parte do réu), uma vez que ele estaria com seus direitos políticos suspensos, conforme previsto na Constituição. No entanto, o prefeito reeleito ainda pode recorrer da decisão do TRF2.


Divulgação: MPF

Um comentário:

  1. Danilo e a Lei da Ficha Suja , ele não foi condenado em segunda instância e então, faça um reportagem explicando isso, pois pelo pouco que entendo ele é Ficha Suja.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!