EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL e SAÚDE de ITAGUAÍ continuam em GREVE - PREFEITURA não consegue pagar salários do funcionalismo na data correta há 2 MESES - WESLEI PEREIRA remarca audiência com EDUCAÇÃO de novo! - ENTENDA mais sobre a FALTA DE GESTÃO e a RESPONSABILIDADE DE WESLEI PEREIRA pelo AGRAVAMENTO DA CRISE ECONÔMICA que assola a PREFEITURA DE ITAGUAÍ!

Nesse momento, 30/11/2016, o pagamento de boa parte do funcionalismo municipal está chegando ao histórico atraso de dois meses. Esse tipo de atraso já não eram mensurados desde o histórico atraso de pagamentos ocorrido no final do governo Benedito Amorim, quando o funcionalismo municipal ficou sem pagamentos por aproximadamente 90 dias no final de 1996. Nesse período, o recém eleito prefeito Sagário herdou 3 meses de salários atrasados.

Ao contrário do que ocorreu em 1996, quando os repasses federais aos municípios encontrava a barreira da boa vontade do governador de plantão, hoje, todas as verbas federais de auxílio aos municípios chegam com certa regularidade. O que permite, teoricamente, ao prefeito planejar com certo grau de confiabilidade a administração pública municipal a médio e longo prazo. Mesmo com ligeiras oscilações na arrecadação, é possível manter um orçamento ajustado na administração.

Ocorre que, nesse ano de 2016, para ser mais específico, no segundo segundo semestre deste ano, o nosso prefeito Weslei pereira, num visível esforço visando a disputa eleitoral, levantou uma verdadeira frente com o objetivo de, num curto espaço de tempo, construir e inaugurar antes do dia da votação, uma série de obras. Até hoje não sabemos de onde saiu esse dinheiro tampouco qual caixa da prefeitura bancou tudo. Em resumo: Muito dinheiro foi empregado e não sabemos de onde veio.

Motoristas e pessoal do Transito faz protesto em frente a prefeitura: 

Chegou o mês de outubro e o resultado dessa festa organizada por Weslei Pereira começou a aparecer. Na semana seguinte após a eleição milhares de funcionários contratados e comissionados foram demitidos e exonerados, os salários de todo funcionalismo, referente ao mês de Setembro só foi pago a totalidade do funcionalismo no começo do mês de novembro, há relatos, inclusive, dando conta que nem todos receberam esse salário de setembro até agora. Algo de muito grave aconteceu nas contas municipais.

Estamos no mês de dezembro e, novamente, boa parte do funcionalismo não recebeu ainda o salário de outubro. Basicamente, funcionários de vários órgãos municipais, professores com carga horária de 40 horas semanais e a boa parte do funcionalismo da saúde continuam sem salário. Olhando esse cenário, é visível que Weslei Pereira não conseguirá honrar com suas obrigações antes de 31/12. Salários atrasados, 13° pendente, Resíduo do PCCS e outros certamente serão os problemas herdados pelo próximo prefeito.

EDUCAÇÃO

Educação chegou a fechar o centro da cidade em protestos contra o atraso nos salários

A Educação está em greve oficial desde meados de outubro. Foi uma greve inédita, tocada destacadamente pela própria categoria na sua base, pois a direção do SEPE (Sindicato que representa os profissionais da educação) foi claramente contrária a greve. A categoria presente nas assembleias impôs sua vontade e a greve foi decretada. Inicialmente, Weslei tentou dissuadir a comissão de greve, concedendo audiências e, contraditoriamente, recusar-se ao diálogo sério. Ao longo do tempo, Weslei desistiu das audiências e passou a fugir delas.

Do outro lado, a comissão de greve, formada por profissionais da educação, levantaram, com dados oficiais, que a "alegada" crise na arrecadação não justifica o atraso nos pagamentos do funcionalismo, nesse nível atual. Concomitantemente, a Comissão de acompanhamento do Fundeb, levantou suspeitas do mal uso do dinheiro recebido da esfera federal. Ao representar junto ao Ministério Público, foi aceito pelos procuradores tornando-se oficialmente denúncias contra má gestão do Fundeb na cidade.

Internamente, dentro da Secretaria de Educação, a postura de sua secretária, Mara Soares, vem sendo alvo de críticas por parte de diversos setores associados a pasta. Ao invés de cobrar ao Weslei a correta aplicação dos recursos, segundo o Blog Boca no Trombone, vem dissuadindo vários diretores alinhados a convencer seus funcionários nas escolas a não aderir a greve ou, mesmo, abandoná-la, mesmo sem salário pago. Infelizmente, muitos diretores escolares se prestam a esse papel nada digno de serem instrumentos cegos de um sistema alienante.

Leia a postagem do Blog Boca no Trombone: 

SAÚDE

Sindsprev organiza o "sopão da Miséria" que é a "alternativa" para a falta de salários

A pasta mais sofre nesse processo, com o sucateamento da administração hospitalar, fechamento da UPA, sobrecarga do, já deficiente, Hospital Municipal São Francisco Xavier, e também, a exemplo da educação, o atraso dos salários. O Sindsprev vem tentando manter um diálogo sério com Weslei Pereira, conseguindo um acordo importante para pagamento com cronograma. Mas, na semana seguinte, os prazos começaram a falhar, os diálogos continuam e já conseguiram novos prazos por parte do prefeito. A saúde está em greve e também organiza atos de forma sistemática na portaria da prefeitura. 

É visível que Weslei Pereira não consegue mais gerir esse importante problema e está contando os dias para sair da prefeitura. Poderá ser o prefeito que deixará o maior passivo trabalhista da história da cidade ao próximo prefeito. O Blog Cidadania do Porto estará acompanhando esse processo.

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!