OPINIÃO: Os eleitores de CHARLINHO precisam ser respeitados! - No VALE-TUDO pós-eleitoral, militância de apoio ao ATUAL governo optou por "CRIMINALIZAR" os 27.913 eleitores que confiaram seu voto no CHARLINHO - Devemos ter MATURIDADE para reconhecer os resultados eleitorais e CRESCER aprendendo com as necessidades do eleitorado! (Prof. Danilo Aguiar)


Amigos! Essa é uma postagem que estou fazendo para tentar lançar luz para meus leitores do Blog Cidadania do Porto. Ao longo desses 5 anos publicamos informações relevantes para a vida de milhares de servidores públicos do município de Itaguaí e acredito que esse seja o momento necessário para emitir uma opinião centrada sobre os acontecimentos do último domingo, em relação a declaração de vitória nas eleições por parte de Weslei Pereira, mesmo tendo Charlinho maior votação.

Primeiramente, devemos reconhecer o óbvio: Charlinho recebeu a maior votação e pelas regras é o prefeito eleito. Foram 27.913 votos contra 26.329 votos recebidos pelo adversário direto, no caso, o atual Prefeito Weslei Pereira. Vamos ignorar o fato de que Charlinho está recorrendo lá no TRE no centro do Rio de Janeiro e ler secamente os números. A regra é clara no sentido de que o candidato que possuir maior votação é o eleito (No caso de Itaguaí não há 2° turno).

Em relação a situação de indeferimento, todos sabemos que o único órgão que pode declarar impugnação definitiva de candidatura é o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a situação do Charlinho nesse momento está longe de chegar na última instância eleitoral. Tanto é que ele pode concorrer e seus números foram conhecidos pelo público. Do mesmo modo, enquanto continuar essa indefinição, pode ocorrer até mesmo que ninguém seja diplomado prefeito e podemos, até, chegar em 01/01/2017 com o presidente da câmara assumindo o controle provisório do executivo.

Vocês podem estar estranhando essa minha postagem. Mas o compromisso que tenho é com meus leitores. É público e notório que apoiei para Prefeito o Depudado Federal Alexandre Valle. Continuo acreditando que ele seria o melhor prefeito e gestor para esse momento de crise econômica. Mas ao mesmo tempo preciso ter maturidade para respeitar os votos da maior parte do eleitorado depositando suas esperanças no nome de Charlinho. Não respeitar o eleitorado, que foi majoritário no processo, é o mesmo que ignorar o desejo popular em nome de interesses particulares.

Se o Charlinho será impugnado ou não, esse será um assunto para os tribunais. Se haverá ou não nova eleição, esse será um assunto para os tribunais. Quando a maior parte da cidade votou no Charlinho, sabia de todas essas variantes, e mesmo assim, depositaram nele a confiança do voto. O atual prefeito da cidade deveria refletir muito bem na estratégia adotada, referente a ignorar os 36% do eleitorado que tomaram uma decisão que foi soberana.

Em 2012, 47% do eleitorado depositou a confiança em Luciano Mota e Weslei Pereira. Posteriormente, a própria população concluiu que foi um erro. Luciano Mota foi retirado da cadeira de prefeito em 2015 e Weslei Pereira terminou em 2° lugar no último domingo (02/10/2016). A população de Itaguaí é soberana, mesmo quando os resultados obtidos não nos agradam. Eu queria muito ver Alexandre Valle eleito prefeito, mas mesmo não alcançando esse objetivo, a premissa é respeitar quem votou nos outros.

Mas infelizmente, o atual prefeito, Weslei Pereira, adotou junto com a sua militância o pior ato que pode ocorrer num processo eleitoral: "Criminalizou" os 36% da cidade, tornando todos os eleitores de Charlinho em "delinquentes inconsequentes". Isso é muito ruim para o processo democrático. Quem votou no Charlinho deve receber o mesmo respeito de quem votou no Weslei, Vadico, Valle, Fabiana, Suelen, Renato e no Emerson. Todos os eleitores devem ser respeitados junto com seus votos. Charlinho foi eleito, se sua candidatura é válida ou não, esse não é assunto nosso, é para os tribunais.

3 comentários:

  1. Mas no site do TRE dá como Wesley eleito

    ResponderExcluir
  2. Permita-me discordar, mas essa manifestação popular ,na minha opinião é legitima SIM, pois o povo não esta questionando o voto em si, mas a situação em que um Prefeito foi eleito. passando por cima de uma Lei . È DIREITO DO POVO QUESTIONAR SEUS DIREITOS QUANDO UMA ELEIÇÃO OCORRE DE FORMA NÃO COERENTE COM A LEGISLAÇÃO.o direito de um termina quendo começa o do outro. eu me sinto lesada no meu direito de ter um prefeito ficha limpa no poder, já que a lei me garante este direito. CALAR-SE DIANTE DE UM ABUSO DESSE é aceitar a máxima do manda quem pode obedece quem tem juizo. .Isso abre precedentes para que todos os politicos eleitos nesta mesma condição de fichA suja, venham assumir seus cargos.o povo que elege politicos nesta condição está sendo cumplice do estado de corrupção que se assolou neste país. politicos corruptos, ficha sujas,não invadem as prefeituras, o congresso , ou as cÂmaras. Infelismente,eles são colocados lá pelas mãos do povo, com o aval do povo. o mesmo povo que vai para as ruas protestar contra a corrupção,clamar por justiça,ética e MORALIDADE NA POLITICA. RECLAMAR ? DE QUê? ACEITA QUE DOI MENOS? SIMPLES ASSIM? UM POLITICO PODE ESTAR ACIMA DA lEI? O DIREITO DE VOTO ESTA SUBORDINADO OU ATRELADO Á UMA LEGISLAÇÃO E pARA SER CONSIDERADO LEGAL, DEVE OBEDECER À lEGISLAÇÃO , OU DO CONTRÁRIO NÃO PODE SER CONSIDERADO LEGAL. sE A LEI DIZ QUE UM FICHA SUJA OU UM ANALFABETO NÃO PODE SER CANDIDATO, NÃO PODE E PRONTO. E DEVE SER REPEITADA TANTO PARA O POLITICO QUANTO PARA O ELEITOR , EM RELAÇÃO AO VOTO. OU ENTÃO DAQUI PARA FRENTE, SE UM ANALFABETO SE CANDIDATAR PODE EXIGIR QUE SUA CANDIDATURA SEJA ACEITA. DA MESMA FORMA, TODO POLITICO FICHA SUJA , QUE TENHA SIDO ELEITO NESSAS MESMAS CONDIÇOES, PODE EXIGIR QUE SUA CANDIDATURA SEJA VALIDADA. ENFIM, POLITICO ESTÁ ACIMA DA LEI? DO BEM E DO MAL ? É TRISTE CONSTATAR, MAS, CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE!

    ResponderExcluir
  3. O que mais vejo no Face sobre os eleitores do Charlinho Bussato hoje é pedindo de respeito .Eles merecem sim, tanto quanto os mais de 41.000 eleitores que votaram A Favor da LEI. Ele pode ter sido o mais votado entre os candidatos, mas não é a maioria do município, RESPEITEM ISSO. 60% da População quer em nosso município gestores sem condenação criminal, e lembrem-se Charlinho já esta condenado em Duas instâncias.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!