CRISE ECONÔMICA afeta PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO de Itaguaí, Seropédica e Paracambi - Mangaratiba segue FIRME pagando funcionalismo em dia - SEPE (ITAGUAÍ, SEROPÉDICA e PARACAMBI) organiza ASSEMBLEIAS para definir posicionamentos nesta semana!



A dificuldade financeira ocasionada pela crise econômica da qual o Brasil está passando atingiu diretamente boa parte dos municípios brasileiros. A queda da arrecadação de impostos e também a diminuição drástica dos repasses federais e estaduais para os municípios resultou num desiquilíbrio sem precedentes nas contas públicas.


Os municípios de Itaguaí, Seropédica e Paracambi encontraram enormes dificuldades para honrar seus compromissos trabalhistas perante o pagamentos de seu funcionalismo. No caso de Itaguaí, desde 2012, ainda na "era Mota" a cidade vive num drama mensal, já nos casos de Seropédica e Paracambi, o drama bateu a porta nesse mês de Agosto. Mangaratiba ainda é o único município da região a manter seus compromissos financeiros em dia.

 A seguir avaliaremos como foi o pagamento dos salários dos municípios acima citados nesse mês:

ITAGUAÍ

Profissionais da Educação em Estado de Greve, pela regularização 
dos salários e pagamento do 13° salário.

A queda de arrecadação bateu em cheio nas contas da cidade. O inchaço da máquina pública, resultado de nomeações de comissionados e contratados acima da capacidade de arrecadação, somado a queda dos repasses públicos federais e estaduais tornaram o pagamento de salários uma permanente incógnita. Basicamente a máquina pública está pagando os servidores na medida que recebe os impostos e os repasses. Em agosto último, segundo relatos obtidos pelo Blog, o pagamento do funcionalismo começou pelos funcionários da Saúde e Educação (Com recursos provenientes de repasses de outras esferas) e, somente depois foi estendido a outros classes).

SEROPÉDICA

Nota informando que o pagamento não sairia no dia 05, como de costume.


A administração municipal de Seropédica surpreendeu o funcionalismo público com uma nota onde nela constava a informação que o salário dos servidores seria pago dia 12, e não dia 05 como de costume, os trabalhadores foram para a frente da prefeitura em ato de protesto na última quarta 10. Um grupo de mais ou menos 50 servidores, fizeram barulho na cobrança de seus direitos. Segundo relatos dos funcionários, o prefeito da cidade Alcir Martinazzo trancou seu gabinete. Momentos mais tarde, ele convocou o secretário de finanças Walter Carneiro para conversar com os manifestantes e o pagamento foi feito no mesmo dia.

PARACAMBI

Comunicação oficial da Prefeitura de Paracambi, porém sem prazos para pagamentos

O caso mais surpreendente, no entanto, foi a comunicação oficial da Prefeitura de Paracambi. Além de declarar que não possuía condições para pagamento do salário do funcionalismo municipal, ainda declarou subjetivamente em nota que não possuí data para regularização. Esse caso é o mais emblemático. Nos últimos anos, a Prefeitura de Paracambi alardeava que sua arrecadação cresceu enormemente fruto da instalação de empresas na cidade. Em plena crise econômica, a atividade industrial encolheu junto com a arrecadação de impostos daquela cidade.

MANGARATIBA

Segundo informações recebidas pelo Blog, a administração municipal de Mangaratiba montou um orçamento para 2016 prevendo o pior dos cenários operando com repasses mínimos ao costume na média. Tudo indica até o momento que essa foi a melhor decisão tomada, pois é esse o cenário que estamos passando no momento. Os pagamentos do funcionalismo estão sendo pagos em dia até este momento.

ATOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Os profissionais da Educação das cidades de Itaguaí, Seropédica e Paracambi estão organizando assembleias para discutir essa questão. Se ligue abaixo nas datas e horários das assembleias:

Itaguaí: 22/08 às 17 horas (Local para definir)

Seropédica: 16/08 às 17 horas (Local para definir)

Paracambi: 15/08 às 11 horas (Brasil Industrial E.C.) - Reunião Extraordinária

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!