... A UM PASSO DA TRAGÉDIA: Vazamento de 100 MIL LITROS DE CHORUME ocorrido no último domingo (21/02) só é a prévia da "já anunciada" MAIOR TRAGÉDIA AMBIENTAL da história - CHORUME produzido pela CICLUS em CHAPERÓ pode DESTRUIR o AQUÍFERO DE PIRANEMA e CONTAMINAR seriamente a BAIA DE SEPETIBA - JACK FERNANDES faz uma ANÁLISE COMPLETA sobre o POTENCIAL DESTRUTIVO do CTR - ITAGUAÍ entrará "negativamente" para a história!
Jack Fernandes, Engenheiro Civil e Ambiental, além de atuar como perito judicial, enviou uma análise importante sobre o modelo de tratamento adotado pela CICLUS no Bairro de Chaperó. O texto é um alerta para que seja feito algo imediatamente para evitar uma Tragédia ambiental em nossa região! Segue aos leitores o texto enviado ao blog na íntegra!
Tragédia não anunciada
O vazamento de chorume já ocorre praticamente desde da sua instalação. Por percolação pela camada de barragem e pela ineficiência do sistema de tratamento de chorume que só trata 30% do que se produz. Para onde estaria indo os outros 70%?
Por outro lado vejamos pelo aspecto técnico friamente, são pertinentes as seguintes alegações:
1) Local de Instalação
No considerado olho do aquífero do piranema, 3º do Brasil e potencialmente a solução para o futuro abastecimento de toda região metropolitana, o atual sistema Guandu é sabidamente incapaz de suprir a demanda futura da zona metropolitana e seu manancial já hoje é praticamente intratável mediante a seu grau de poluição.
Deixando o aquífero como a reserva real para um futuro próximo para o abastecimento de toda zona metropolitana do rio de janeiro. A escolha foi infeliz e tecnicamente errada, existe vários trabalhos científicos que apontam este fato notadamente da UFRRJ e COPE-UFRJ.
2) Do Sistema
O sistema se baseia em bombeamento sem backup seguro, uma simples queda de energia é o suficiente para extravasar a pequena bacia de retenção.
3) Da Prevenção
Aponto uma série de erros de projeto, mais classifico como o pior deles é ter um sistema baseado em energia-mecânica (Bombas) e não na confiável Lei da Gravidade. A inexistência de uma bacia pulmão que fosse capaz de armazenar emergencialmente pelo menos 2 milhões de litros.
A contaminação do Aquífero já é registrável comprometendo-o para o uso futuro. (Lembro que praticamente toda a Califórnia e abastecida por um aquífero).
Tragédia Anunciada (Futuro)
Além da contaminação constante que já causa e compromete o aquífero, vislumbro o pior cenário.
O Incidente do dia 20 foi causado pelo acréscimo de líquido agregado ao chorume por uma chuva que a estação meteorológica de Seropédica registou cerca de 100mm do dia 18 ao dia 20. Não é nada com picos comuns que registram até 300mm em 12 horas, o que ocorre ciclicamente em períodos de aproximados 10 anos na região.
Por ultimo, caso mais crítico seria a verdadeira Bomba Atômica, Por Engenharia existe uma regra básica que para uma inclinação de 60º Graus o suporte máximo da encosta resistiria até 2/3 do volume máximo, para a tipologia da formação daquele talude.
Estamos de frente ao ponto mais perigoso do CTR o rompimento do próprio Talude de contenção similar ao o que ocorreu na SAMARCO recentemente. Isto faria um volume imensurável de chorume e detritos da pior espécie convergirem para os córregos. O efeito desta tragédia seria de proporções inimagináveis.
Além da destruição por completa do já comprometido aquífero, os córregos levariam esta enchente diretamente para a Baia de Sepetiba. Poluindo-a de forma definitiva e sem alternativas a médio prazo para sua despoluição. Poluição estas que seria facilmente visível por qualquer satélite em orbita e atingiria a além da baia de Sepetiba e Angra parte do atlântico sudeste.
UMA VERDADEIRA BOMBA ATÔMICA PRONTO PARA EXPLODIR A QUALQUER MOMENTO.
Jack Fernandes
Engenheiro Civil e Ambiental - Perito Judicial
Faça um Comentário