CONCURSO ITAGUAÍ 2016 - Preparamos uma lista com aproximadamente 1400 VAGAS que poderão ser ofertadas no próximo concurso - VEJA AQUI e entenda que o novo concurso está próximo!


O Blog Cidadania do Porto preparou uma postagem especial para avaliar o andamento do próximo concurso que será promovido pela Prefeitura de Itaguaí. Ao que tudo indica, esse concurso está bem próximo de acontecer devido a proximidade do término dos prazos estabelecidos judicialmente. O primeiro prazo estabelecido pelo Tribunal de Justiça é março de 2016, estabelecido para a troca de contratados por concursados para o cargo de Guarda Municipal.



Acompanhe esse concurso nos canais oficiais do FACEBOOK pelos endereços abaixo:

CONCURSO ITAGUAÍ 2015/2016 - https://www.facebook.com/groups/418082638339723/

CONCURSOS PÚBLICOS RJ - https://www.facebook.com/groups/895823070489881/


A seguir, vamos avaliar algumas carências, ressaltando que todo conteúdo dessa postagem é baseada em informações que são públicas e notório conhecimento. Algumas partes, ainda obscuras, abriremos espaço para conjecturamentos, sempre deixando claro que estaremos especulando. Portanto, essa postagem procurará interpretar cenários possíveis para posicionar o leitor do momento que estamos passando em relação a esse certame.

Pensem no seguinte: Eram aproximadamente 4.000 contratos. Mesmo com as reduções promovidas recentemente e a criação da instituição da migração de carga horária na educação, ainda haveria a necessidade de preenchimento de diversas funções. Abaixo, citaremos algumas funções e as estimativas de carência que poderão (ou não) serem preenchidas no próximo concurso.

Possíveis carências, prováveis vagas ofertadas:

Algumas carências são conhecidas por questão de decisões judiciais já transitadas e julgadas:


GUARDAS MUNICIPAIS (Aproximadamente 200, segundo estimativas do blog)


GUARDAS AMBIENTAIS (Aproximadamente 40, segundo estimativas do Blog)


Para outros cargos, o Blog faz algumas estimativas:


AGENTES ADMINISTRATIVOS (Aproximadamente 40, segundo estimativas do Blog)


CARGOS TÉCNICOS DIVERSOS - Engenheiros, assistentes sociais, administradores, contadores...
(Aproximadamente 50, segundo estimativas do Blog)


TÉCNICOS EM GERAL (Aproximadamente 50, segundo estimativas do Blog)


CARGOS TÉCNICOS DA SAÚDE - Técnicos em enfermeiros, Saúde bucal...
(Aproximadamente 100, segundo estimativa do Blog)


MÉDICOS, DENTISTAS, FISIOTERAPEUTAS, FONODIOLOGISTAS...
(Aproximadamente 100, segundo estimativas do Blog)


NOVOS CARGOS - Área da Cultura, Esportes, lazer, gestão em diversas secretarias.... 
(Aproximadamente 200, segundo estimativas do Blog)


Educação, um caso a parte. Mesmo com as migrações, a necessidade de reposição é grande e permanente. O Blog preparou uma listagem de funções na educação que sempre há carência e fez uma estimativa de possíveis contratações. Cabe lembrar que a estimativa não é baseada em informações mas apenas um chute para melhor entendimento aos leitores.


PROFESSORES DE-1 (Aproximadamente 200, segundo estimativas do Blog)


PROFESSORES EM GERAL - Letras, Matemática, Geografia, História, Ciências....
(Aproximadamente 50, segundo estimativas do Blog)


AGENTE ADMINISTRATIVOS ESCOLARES 
(Aproximadamente 50, segundo estimativas do Blog)


SECRETÁRIOS ESCOLARES (Aproximadamente 60, segundo estimativas do Blog)
Obs: O Cargo de secretário escolar deixou de ser comissionado, passando a cargo efetivo.


SUPERVISORES ESCOLARES (Aproximadamente 40, segundo estimativas do Blog)
Obs: Esse é um cargo efetivo e, há uma irregularidade quando o cargo foi definido como comissionado pela nova lei que reorganizou os cargos. O MP possivelmente questionará futuramente.


APOIO DE MODO GERAL - Auxiliares em geral, merendeiras, inspetor de turma....
(Aproximadamente 200, segundo estimativas do Blog)


APOIO EXECUTIVO - Nutricionistas, psicólogos, Fonoaudiologia, economia doméstica etc...
(Aproximadamente 20, segundo estimativas do Blog)


Ao todo, foram listados acima, aproximadamente 1.400 cargos que poderão (ou não) se o objeto do próximo concurso. Apesar de ser um grande chute, já dá para o leitor ter uma noção do modelo até aqui. É fundamental que esse ocorra o mais rápido possível pois, além das decisões judiciais cobrando o concurso imediatamente, a educação não pode mais recorrer a contratos para suprir necessidades imediatas visto que já se comprometeu, há 1 ano, em realizar o concurso e não há mais argumento para requerer emergencialidade junto ao judiciário.

Outros pontos importantes devem ser levados em questão: O prazo final para homologação do concurso, em ano eleitoral, é 30 de junho. Caso contrário, somente poderá ser homologado em 2017. O tempo de realização de um concurso público é, em média, de 100-120 dias, se não houver atrasos. Portanto, a Prefeitura de Itaguaí, a cada dia que passa, se enrola cada dia mais, seja com a justiça, seja com o tempo possível para realizar a seleção. Portanto amigos, preparem-se!

Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!