UNIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ (UMI) - Um Sonho Impossível? - 2° PARTE: FINANCIAMENTO PRIVADO no custeio e manutenção de UNIVERSIDADES PÚBLICAS: Itaguaí não precisa arcar com os custos se tiver um PROJETO sério para apresentar as empresas!


Na segunda postagem da Série Especial: UNIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ (UMI) - Um sonho impossível?, abordaremos o tema "FINANCIAMENTO PRIVADO no custeio e manutenção de UNIVERSIDADES PÚBLICAS: Itaguaí não precisa arcar com os custos se tiver um PROJETO sério para apresentar as empresas!". Pontuaremos três (3) fatores importantes que incentivarão as empresas a investir e financiar projetos numa universidade pública.

Cabe lembrar que no mundo inteiro, as universidades recebem investimentos privados com o objetivos diversos: Podemos pontuar investimentos em pesquisa, ensino, projetos comunitários, convênios para comercialização de produtos desenvolvidos pelos alunos nos projetos. Em todos esses casos, a universidade poderá ficar com uma parte dos lucros obtidos ou mesmo ter recursos para tocar seus cursos e programas. O grande ponto de discussão é se a cidade possui um projeto sólido para apresentar para essas empresas.

1) PROJETO

Qual projeto poderia atrair as empresas para investir numa universidade? A Resposta é simples! Temos uma cidade portuária e todas as empresas que trabalham direta ou indiretamente com comercialização, importação e exportação, teoricamente, tem interesse em atuar próximo ao porto, ou seja, em Itaguaí. O mercado de trabalho especializado cresce absurdamente, mas falta trabalhadores e gestores. 

Com um projeto desenvolvimentista, com o intuito de trazer grandes empresas de diferentes setores, incentivando a instalação e, além de disso, apresentar um compromisso de formação de mão de obra qualificada a longo prazo, como por exemplo o apadrinhamento de cursos que poderiam ser oferecidos pela nova universidade, cada curso ganharia um "padrinho" e os custos de manutenção da universidade seriam reduzidos até a zero.

2) PARCERIAS

Em grandes feiras de negócios Brasil a fora, as cidades procuram mostrar suas potencialidades em busca de grandes empresas interessadas em instalar-se em suas cidades. Municípios como de Seropédica, nosso vizinho, em pouco tempo dobraram sua arrecadação apenas com a instalação dessas indústrias. Itaguaí tem todas as potencialidades para buscar parcerias com grandes empresas para implantação e manutenção desse projeto. Inclusive na implantação de Berçários para as empresas da cidade.

3) CONTRATOS DE INOVAÇÃO E PESQUISA

A cada ano, o governo federal através de seus conselhos de pesquisa, como o CAPES, baixam normas para que as pesquisas de inovação como de pesquisa médica e outros sejam feitos através de convênios com universidades. Estamos falando de um volume de recursos que certamente ultrapassam a cada de R$ 1 bilhão de reais. Com um bom projeto, certamente será possível trazer recursos não só para esse projeto da universidade, mas para a cidade como um todo.

Veja artigos acadêmicos sobre o assunto:




Um comentário:

  1. Poxa, Belford roxo que tem ate´lugar onde sera a Universidade pública e Itaguaí com todos os recursos ainda não tem é um verdadeiro descaso das autoridades políticas

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!