UNIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ (UMI) - Um sonho Impossível? - 1° PARTE: Exemplos de UNIVERSIDADES MUNICIPAIS pelo Brasil

Na primeira postagem da Série Especial: UNIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ (UMI) - Um sonho Impossível?, apresentaremos exemplos de instituições de nível superior municipal. Essas instituições podem servir de modelo e inspiração para um futuro projeto para nossa municipalidade. A seguir falaremos das quatro (4) universidades municipais brasileiras e em seguida mostraremos o exemplo adotado por Macaé, no estado do Rio de Janeiro.

Nota do Blog: As Universidade Municipais listadas abaixo possuem a seguinte peculiaridade: Apesar de serem públicas, cobram mensalidade. Isso se deve ao fato de terem sido criadas antes da constituição de 1988 e mantiveram essa prerrogativa. Porém, cabe algumas considerações: O número de alunos pagantes é baixo devido as bolsas oferecidas pelas prefeituras, governos estaduais e federal além de patrocínio de empresas. No modelo a ser apresentado nas próximas postagens, demonstraremos a viabilidade de ter uma universidade municipal 100% gratuita. Mas cabe assim mesmo uma avaliação de como são tais instituições e suas estruturas atualmente.



Imagens do Campus da FURB em Blumenau, Santa Catarina

1) A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), é uma Fundação Municipal da cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina, Brasil, criada em 20 de dezembro de 1967, através da Lei Municipal Nº 1458. A fundação é entidade mantenedora de três instituições: Universidade Regional de Blumenau, Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI) e o Núcleo de Rádio e Televisão Educativa Vale do Itajaí - NRTV. A presidência da fundação é exercida pelo reitor da Universidade, eleito pela comunidade acadêmica para um mandato de quatro anos.

Visite o site da FURB e conheça mais sobre essa instituição de nível superior em: www.furb.br 



Os cursos são espalhados pelos diversos campus na cidade
Prédio da Reitoria, no centro de Taubaté

2) A Universidade de Taubaté (Unitau) é uma autarquia pertencente ao  município de Taubaté, com diversas unidades espalhadas pelo município contando bem como com campi nos municípios de Ubatuba, São José dos Campos, Mogi Guaçu (São Paulo) e Belém (Pará). É a maior universidade do cone leste paulista e uma das mais tradicionais do interior de São Paulo. É a 1ª e maior universidade pública de caráter municipal da América Latina e, recentemente, foi eleita a 9ª melhor universidade do Estado de São Paulo, ocupando também a posição de 40ª melhor instituição de ensino superior do país e figurando entre as 75 melhores da América Latina. Foi criada pela Lei Municipal nº 1.498, de 6 de dezembro de1974 , reconhecida pelo Decreto Federal nº 78.924/76 e recredenciada pela Portaria CEE/GP nº 30/03.

Visite o site da UNITAU e conheça mais sobre essa instituição de nível superior em: www.unitau.br




Prédios acadêmicos em São Caetano do Sul (SP)

3) A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) é uma instituição de ensino superior localizada em São Caetano do Sul, Brasil. A lei municipal nº 4.581 criou a instituição sob forma de Autarquia Municipal.

Visite o site da USCS e conheça mais sobre essa instituição de nível superior em: www.uscs.edu.br/



Prédio Principal e anexo da Universidade 

4) A Universidade de Rio Verde (UNI-RV),  criada por Lei Municipal nº 4.541. É uma universidade pública municipal brasileira, sediada no município de Rio Verde, no estado de Goiás, mas com campi em outras cidades como Caiapônia, Cristalina e Nerópolis e Aparecida de Goiânia. A universidade possui 29 cursos de graduação em diversas áreas de atuação e é organizada sob forma de Fundação Municipal.

Visite o site da UNI-RV e conheça mais sobre essa instituição de nível superior em: www.unirv.edu.br


Nota do Blog: Apresentaremos a seguir um caso de Instituição de Ensino Superior municipal que oferece cursos 100% gratuito e localizada em Macaé. A instituição fluminense é mantida através de porcentagem dos royalties do petróleo. Esse pode ser um modelo complementar adotada para implantação de uma instituição semelhante em Itaguaí.

A FeMASS está localizada na chamada Cidade Universitária em Macaé


5) A Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) é mantida pela Fundação Educacional de Macaé (FUNEMAC) personalidade jurídica de Direito Público, dotada de patrimônio próprio e de autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade e Comarca de Macaé, Estado do Rio de Janeiro, tendo como entidade matriz a Prefeitura Municipal de Macaé (PMM) como Fundação Municipal. A FeMASS atua na área de Formação de bacharéis, oferecendo cursos de graduação em Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.

Visite o site da FeMASS e conheça mais sobre essa instituição de nível superior em: www.macae.rj.gov.br/femass/


Nenhum comentário

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!