SÉRIE ESPECIAL: UNIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE ITAGUAÍ (UMI) - Um sonho impossível?

A Universidade Regional de Blumenau é mantida por uma Fundação Municipal 

O Blog Cidadania do Porto iniciará uma série de postagens apresentando um caminho incomum trilhado por várias cidades Brasileiras. A criação de instituições de ensino superior, notadamente Faculdades, Centros Universitários e até Universidades públicas. 

Geralmente desprovidos de apoio das esferas federais e estaduais, esses municípios tomam para si esse projeto pois entendem que a implantação dessas instituições trás para as cidades e seus moradores, notadamente comerciantes , dividendos econômicos e sociais.

Apesar da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) delimitar como área de atuação dos municípios a implementação do ensino fundamental, é facultado aos municípios também a construção e manutenção de instituições de ensino superior.

Antes que nossos leitores comentem que o nosso município não possui condições financeiras para manter uma instituição deste porte, adiantamos que as postagens a seguir terão como objetivo demonstrar que há outros caminhos possíveis para a manutenção desta instituição na cidade sem onerar os cofres públicos locais.


Deixo claro que, hoje, com esse governo municipal, a administração atual não possui qualquer requisito mínimo para tocar um projeto dessa magnitude. Mas acredito que em um futuro governo, sério, com segurança institucional e visão, poderemos deslumbrar desta e outras possibilidades.



Esperamos assim contribuir com idéias para Itaguaí nessa e para as próximas gerações. Segue o cronograma das postagens:










12/12 - Vantagens e Desvantagens: Avaliação para o Município.


15/12 - A Universidade como FATOR BENÉFICO para toda cidade: Econômico, político e social!


16/12 - A UMI terá, por previsão constitucional, INDEPENDÊNCIA ACADÊMICA, ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA: Os políticos de Itaguaí estão preparados para entender o significado disso?


17/12 - Não há sonhos sem que antes se faça a LIÇÃO DE CASA! INVESTIDORES precisariam de SEGURANÇA JURÍDICA na Prefeitura de Itaguaí!

Um comentário:

  1. Durante a campanha para Deputado Federal trouxe pela primeira vez a proposta de implantação na Cidade da Escola Técnica Municipal e do estudo de viabilidade da Universidade Municipal. Este assunto, de grande interesse e importância nunca antes havia sido abordado. A proposta foi fruto de uma longa pesquisa, conjugada com o perfil do Município. Parabenizo o Blog por dar destaque ao tema.

    ResponderExcluir

O Blog Cidadania do Porto faz moderação dos comentários, acreditamos na liberdade de opinião, pensamento e expressão. Porém, não podemos autorizar publicação de comentários contendo calúnias, difamações ou informações não-comprovadas. NÃO SERÁ PUBLICADO COMENTÁRIOS ANÔNIMOS quando for citado o nome de uma pessoa ou de uma unidade ou setor da prefeitura, DIRETA ou INDIRETAMENTE, NÃO INSISTAM! COMETÁRIOS contando tais referências deverá constar o perfil válido da pessoa que está escrevendo!